
Agroindústria pelotense é destaque na Fenadoce
Entre as 15 agroindústrias pelotenses presentes no pavilhão de agricultura familiar da Feira Nacional do Doce (Fenadoce), todas com trabalhos diversificados e com muita qualidade, a AgroSell vem se destacando devido a uma característica em especial: ser a única a produzir e envasar o próprio mel.
Há mais de 30 anos Udo Edemar Sell, proprietário da AgroSell, trabalha com apicultura, sendo uma produção em conjunto com a esposa. A agroindústria familiar produz em torno de cinco mil quilos de mel anualmente, realizando duas colheitas ao ano - uma na primavera e outra no outono. Com diversos apiários, a produção do mel é feita no interior de Pelotas, na Gruppelli, Monte Bonito, Colônia Ramos, Santa Áurea, além de pontos intermunicipais, sendo eles em Piratini, Herval e Capão do Leão. Entretanto, a casa de beneficiamento fica na zona urbana, localizada no Bairro Sítio Floresta, no qual após a retirada de melgueiras é realizada a extração, decantação e envasamento do mel.
Imagens - Manuela Santos/Secom
A florada (tipo de flor utilizada pela abelha para extração de néctar) determina as características do mel produzido, como coloração, aroma e sabor. A produção da AgroSell é majoritariamente da flor de eucalipto, trazendo uma cor que varia em tonalidades de âmbar, com um sabor forte e refrescante, e um aroma que pode ser descrito como levemente mentolado.
Sell afirma ter boas expectativas em relação à Feira, “A Fenadoce sempre nos ajuda a divulgar nosso produto. Aqui conseguimos um contato direto com o consumidor para explicar detalhes sobre o ciclo e cristalização do mel, e isso é algo importante”.