ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

ACT forma 66 novos facilitadores

Alunos são educadores sociais da Secretaria de Assistência Social e membros de famílias encaminhadas pelo Poder Judiciário

Por Marina Amaral 22-12-2023 | 15:57:27

A prefeita Paula Mascarenhas participou, nesta sexta-feira (22), da formatura dos alunos do programa ACT - Criando Crianças em Ambientes Seguros. São 66 educadores sociais da Secretaria de Assistência Social (SAS) e membros de famílias encaminhadas pelo Poder Judiciário, de seis turmas, aptos a aplicar e desenvolver a ferramenta que integra o Pacto Pelotas pela Paz e utiliza o vínculo afetivo para prevenir e fortalecer as relações familiares. 

Pelotas foi a primeira cidade do mundo a adotar o ACT como política pública em 2018. A iniciativa começou a ser desenvolvida a servidores da área da Educação e, agora, chega até outros campos, como a Assistência Social, e traz significativas mudanças, conforme ressaltou a chefe do Executivo, para a vida profissional e pessoal dos participantes. 

“Envolvemos tantas pessoas com essa estratégia de prevenção à violência, com mudança de comportamento positiva para as famílias que acompanham, mães, pais, cuidadores, bem como servidores que a desenvolvem, pois se trata de olhar para o outro com compreensão de alteridade”, avaliou a prefeita. 
Política pública é desenvolvida desde 2018 em Pelotas - Fotos: Gustavo Vara

Em nome dos demais formandos, a educadora social Quelen Reinard destacou a importância da realização dessa capacitação para todas as esferas da sua vida, tanto profissional quanto social e familiar. “Vou levar o ACT para a vida. Temos o poder da empatia e isso vai fazer a diferença nos nossos dias”, afirmou, se dirigindo aos colegas. 

Também prestigiaram a cerimônia os secretários de Assistência Social, Tiago Bündchen, e de Educação e Desporto, Adriane Silveira, a coordenadora executiva do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, e o psicólogo do programa ACT, Pablo Zaffaroni.

Tags

act, facilitadores, pacto pelotas pela paz

Carregando 0%
Carregando 0%