ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Transporte e Trânsito

Acidentes de trânsito com vítimas fatais registram queda de 37,5%

Índice é calculado sobre os dados do levantamento do Detran/RS quanto às ocorrências de 2023 em relação a 2022

Por Tânia Magalhães 28-02-2024 | 13:20:26

Nos últimos 12 anos, fora os dois anos da pandemia da Covid-19, Pelotas atinge o menor índice de acidentes de trânsito com vítimas fatais, A redução é de 37,5%. A informação é do secretário de Transporte e Trânsito da Prefeitura, Flávio Al-Alam, com base nas estatísticas divulgadas pelo Detran/RS sobre essas ocorrências em 2023 comparadas às de 2022. No Estado, a queda global foi de 8%.

Entre os fatores apontados como responsáveis pela queda de acidentes com vítimas fatais, segundo Al-Alam, estão “a consciência coletiva e a mudança de comportamento de todos que convivem no trânsito, seguidas pela fiscalização intensificada diurna e noturna dos agentes de Trânsito, fortalecida pelas operações integradas, e outras medidas, a exemplo de intervenções em pontos identificados como de maior incidência de acidentes.”

Detalhamento dos acidentes fatais

Os gráficos abaixo detalham os 20 óbitos em acidentes de trânsito em 2023 em Pelotas. Conforme as ocorrências, houve 19 mortes na cidade e uma na zona rural. Dezesseis homens e quatro mulheres perderam a vida.

O secretário atribui a maioria dos acidentes ao excesso de velocidade, à ingestão de bebida alcoólica associada à direção, à condução inadequada, a exemplo de condutor sem CNH, veículo sem licenciamento ou em más condições de conservação, imprudências motivadas por falta de consciência da responsabilidade de cada um.

Acidentes sem vítimas fatais

Sobre os acidentes de trânsito sem vítimas fatais, Pelotas também registrou redução. Em 2023, em comparação a 2022, houve a queda de 4,7%. 

O secretário informa que esses acidentes são contabilizados com base nos Boletins de Ocorrências (BOs) registrados pelos envolvidos e atendidos pelos agentes de Trânsito da STT. “Os principais locais, como principais cruzamentos, foram avaliados criteriosamente pela nossa equipe, resultando na adoção de mudanças no trânsito para reverter a reincidência. Muitos passaram por intervenções na sinalização, tanto vertical como horizontal ou semafórica.”

Medidas permanentes

“A meta do Município é reduzir o máximo possível todas as ocorrências que ameacem a vida. Na STT, praticamos campanhas permanentes por meio do Setor de Educação para o Trânsito. Levamos palestras educativas a escolas, a empresas, a grupos organizados, para que a sociedade se envolva na responsabilidade de preservar vidas. Nosso objetivo é aumentar a conscientização e não paramos de buscar aliados para essa tarefa. Trabalhamos o potencial colaborativo das crianças, de forma lúdica, para que se tornem porta-vozes das regras elementares do trânsito e não deixamos de lado os grupos que nos procuram para receber orientações específicas”, frisa o secretário.

O Setor de Educação para o Trânsito oferece atividades presenciais a grupos, empresas ou escolas que queiram programação relativa à área. Para agendar, basta entrar em contato pelo e-mail protocolostt@hotmail.com. Para lembrar às escolas interessadas, a STT conta com a estrutura da Escolinha de Trânsito. Para público adulto, há óculos simulador de embriaguez, para o condutor avaliar a sensação do comprometimento visual e de reflexos da combinação álcool/direção.

Tags

acidentes de trânsito, vítimas fatais, queda no índice

Carregando 0%
Carregando 0%