Aceleram-se os preparativos para eventos da safra da uva
As tratativas para a Abertura Oficial da Colheita da Uva em Pelotas, geralmente no fim de janeiro ou início de fevereiro, começam a se acelerar. Organizadores já têm reunião marcada para o dia 4 de dezembro, às 14h, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) da Prefeitura.
De acordo com a chefe do setor de Apoio à Agricultura Familiar da SDR, Rejane Jorge, entre os assuntos a serem levados à reunião constam as expectativas quanto à safra/2026 e os estágios de desenvolvimento da fruta nos parreirais, com projeções do período de maturação. Neste ano, a colheita ultrapassou 800 toneladas.
Os eventos relacionados à safra da uva – Abertura Oficial da Colheita e Feira Municipal – são coordenados pela Prefeitura/SDR, Emater, Embrapa, Universidade Federal de Pelotas, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas e produtores. O Sicredi é apoiador.
A Emater acaba de atualizar os números em relação à produção de uvas em Pelotas. Há 40 produtores que se dedicam às variedades para a indústria em 22 hectares de pomares e 16 agricultores produzem uvas de mesa, cultivadas em 14,5 hectares irrigados. No total, 56 famílias estão diretamente envolvidas com a fruta na zona rural local.
Notícias Relacionadas
Parceria para cursos na zona rural será retomada em 2026
Prefeitura informa localização das bancas de morango e pêssego
Agroindústria Embutidos Bergmann recebe certificado do Sisbi e amplia mercado nacional
Feira do Morango comercializa mais de 1,6 tonelada em uma semana