ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Aberta a 7ª Feira Municipal do Morango de Pelotas

Até o final do ano, produtores da fruta estarão com bancas em diferentes bairros da cidade para comercialização in natura e também em forma de doces e cucas

Por César Soares 16-10-2023 | 16:04:13

O morango produzido em Pelotas já está mais perto do consumidor. A prefeita Paula Mascarenhas e o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz, abriram, oficialmente, na manhã desta segunda-feira (16), no Largo do Mercado, a 7ª edição da Feira Municipal do Morango. O evento anual marca o começo da comercialização direta da fruta nos bairros até o dia 31 de dezembro e conta ainda com a 5ª Festa do Morango, que ocorrerá nos dias 11 e 12 de novembro no Parque Morada do Sol.

7ª Feira Municipal do Morango. Fotos: Gustavo Vara

Diante do público e das bancas instaladas pelos produtores, a chefe do Executivo ressaltou a importância da cultura que se expandiu no município nos últimos dez anos e a Feira do Morango tem contribuído para isso. "Esses eventos aproximam o mundo rural do mundo urbano, abrindo oportunidades de venda e de valorização da produção e do trabalho. É muito significativa e representativa para nossa cultura e nossa economia essa produção familiar. Eu tenho acompanhado a evolução da cultura do morango que, nos últimos dez anos, cresceu demais e se qualificou graças ao empenho e à dedicação dos produtores e das equipes técnicas", observou Paula. 

O vice-prefeito e secretário de secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz, também salientou a importância da fruta assim como as demais culturas no município, como o pêssego e a uva. "Pelotas é muito rica e diversificada na agricultura e o morango ocupa espaço muito relevante. O sucesso do morango está atrelado às diversas parcerias técnicas de apoio, estudo e pesquisas", disse.   

Também acompanharam o ato de abertura da Feira os secretários municipais de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alan e de Cultura Paulo Pedrozo; a rainha do morango, Andriele Jandt, a vereadora Marisa Schwarzer (PSB), o pesquisador da Embrapa, Sandro Bonow, supervisor regional da Emater, Edgar Noremberg, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas, Nilson Loek, e a representante dos produtores Carlise Perleberg.

Feiras pela cidade

Pelos próximos dois meses e meio, o fruto produzido na colônia de Pelotas poderá ser comprado em diferentes pontos de venda montados no Centro e nos bairros, das 9h às 17h30min. Estão previstos nove locais, com a participação de 12 produtores. Nas bancas, o morango será vendido em embalagens plásticas de um quilo, padronizadas, ao preço de R$ 20,00, e também haverá derivados, como sucos, trufas, versão em calda, geleias, cucas e espetinhos com chocolate.  

A Feira do Morango integra as atividades da safra na cidade e é realizada pela Prefeitura em parceria com instituições da cadeia produtiva, como Emater, Embrapa, UFPel e Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas. Nos espaços, podem ser encontradas pelo menos cinco variedades cultivadas em Pelotas como: Fronteira, Monterey, Camino Real, San Andreas e a Fênix, produzida, recentemente pela Embrapa. Conforme os dados da última safra, levantados pela Emater, Pelotas contou com 42,5 hectares de plantio e a produção de 1,7 mil toneladas de morango em 200 unidades produtivas.

Pontos de vendas fixos no centro e bairros

Largo Mercado Central 

Avenida Dom Joaquim esquina Gonçalves Chaves

Avenida Fernando Osório, entrada da Cohab Lindoia

Avenida Rio Grande do Sul esquina com a Antônio Assumpção no Laranjal

Trapiche do Laranjal, a partir do primeiro fim de semana de novembro

Estacionamento das Lojas Havan, Atacadão (Guabiroba), Carrefour, e Macro Atacado Treichel

Tags

Feira Morango, 7ª edição, Paula e Idemar, feira nos bairros

Carregando 0%
Carregando 0%