ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Desenvolvimento Rural

3ª Feira de Bovinos Leiteiros será nos dias 24 e 25 de setembro

Depois de dois anos, suspensa devido à pandemia da Covid-19, Feira será realizada no Centro de Eventos do Cerrito Alegre, 3º distrito de Pelotas

Por Tânia Magalhães 15-06-2022 | 13:29:15

 A terceira edição da Feira Municipal de Bovinos Leiteiros foi marcada nesta semana pelos promotores – Prefeitura e Emater. A programação será realizada nos dias 24 e 25 de setembro, no Centro de Eventos do Cerrito Alegre, 3º distrito de Pelotas, e a organização conta com apoio da Embrapa, do Núcleo Sul-rio-grandense de Criadores de Gado Holandês, da Associação de Criadores de Gado Jersey, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pelotas, da Universidade Federal de Pelotas, da Cosulati, da Coopar de São Lourenço do Sul e do Sindicato Rural de Pelotas.

Organizadores reúnem-se para definir programação - Foto 1: Divulgação/SDR. Foto 2: Arquivo 2019/Ascom

O secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, destaca que o ponto alto da Feira será no domingo à tarde, a partir das 14h30min, com julgamento das terneiras e novilhas das raças Jersey e Holandesa. “É esperada a participação de 20 criadores e de cerca de 40 a 50 animais no evento, cujo objetivo é a melhoria genética do rebanho, considerando-se, inclusive, a forma como é criado, a alimentação, o manejo e a sanidade”.

Rebanhos da zona rural

A zona rural de Pelotas conta com 230 criadores de rebanhos leiteiros Jersey e Holandês, com 4.950 vacas. A atividade ocupa uma área de 2.800 hectares de terras.

O secretário Jair Seidel informa que a produção leiteira dos rebanhos é de 14,8 milhões de litros por ano. 

Confira algumas atrações previstas

A 3º Feira de Bovinos Leiteiros será aberta ao público a partir das 14h do sábado (24/9). Entre as principais atrações, além da banda que animará a festa com músicas para dançar e ouvir, está a gastronomia, com almoço com churrasco, lanches, pastéis, rodas de carreta, cachorro-quente, doces e outros, incluindo os típicos da colônia. Não faltarão as bancas com produtos diversos.

Oito agroindústrias do próprio distrito, Cerrito Alegre, participarão da Feira. São dos ramos de produtos animais e vegetais. Também estarão presentes empresas expondo itens e equipamentos agrícolas. O evento também contará com mostra e comercialização de artesanato, e haverá palestra técnica incluída na programação.

A cargo da Embrapa, será exposta uma vitrine forrageira, com canteiros contendo variedades alternativas para uso pelos produtores como alimento dos rebanhos.

Tags

feira bovinos leiteiros, cerrito alegre, 24 e 25 de setembro, programação

Carregando 0%
Carregando 0%