Todo o morango vendido in natura teve selo de rastreabilidade

2ª Feira do Morango movimentou 1,6 tonelada da fruta

Todo o morango vendido in natura teve selo de rastreabilidade
Por Tânia Magalhães 12-11-2018 | 11:58:00
Tags: festa do morango, agrolocal, concurso, melhor fruta

        Aproximadamente dez mil visitantes foram à 2ª Festa Municipal do Morango, realizada no fim de semana (dias 10 e 11), na Comunidade Redentor, Monte Bonito, 9º distrito de Pelotas. Mais de 1,6 tonelada da fruta in natura foi comercializada pelos 30 produtores com estandes no evento, além de tortas, bolos, cucas, suco, salada com a fruta, geleia, espetinhos, bombons, rocamboles e outros doces com morango como ingrediente. A prefeita Paula Mascarenhas e o vice Idemar Barz participaram do evento.

Foto: Gustavo Mansur

       No domingo, 1.050 almoços foram vendidos, entre o churrasco campeiro (kit para três pessoas, com 1,5 kg de carne mais pão de batata e saladas) e o buffet. A área do evento, cercada por eucaliptos, contou também com mais de 60 expositores, além do espaço reservado à agroindústria familiar, com a presença de quatro empreendimentos – Aura Verde, Sul Ecológica, Quinta Martins e Triunfo.  

Fotos: Divulgação/SDR
       “A Festa teve como principal objetivo fomentar o aumento da produção e do consumo do morango – uma das frutas pequenas que proporciona melhor renda para os produtores e é cultivada em pequenas áreas. Além disso, trabalhos científicos comprovam que o morango é a fruta que mais benefícios traz à saúde quando consumido regularmente. Suas propriedades são capazes de fazer frente a uma série de doenças”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel.

Sistema Agrolocal

       Uma inovação foi destaque na 2ª Festa Municipal do Morango: toda a fruta vendida em embalagem padronizada contou com selo de rastreabilidade. Trata-se do Sistema Agrolocal, criado na Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do qual é possível acompanhar toda a rotina da produção.

Fotos: Divulgação/SDR

       Por meio do sistema, o produtor gera um caderno de campo, com informações sobre o plantio, a variedade, a irrigação, a aplicação de defensivos e a colheita. É o processo de identidade do produto, por meio de selo QR Code, de acordo com explicações do engenheiro agrícola da SDR, Telmo Lena.

       O Sistema Agrolocal tem um banco de dados que proporciona ao produtor a análise do seu manejo e a identidade do seu produto, por meio da rastreabilidade. O processo oferece transparência para quem vende e garantia para quem compra.

Melhor fruta

       Na programação de domingo, além do show de Joca Martins, da animação da Banda Guarani, da presença da rainha Evelize Holz e da princesa Jennifer Silva e da mateada com a erva-mate Elacy, houve o concurso da melhor fruta, nas modalidades variedade, mais doce e maior morango.

       O resultado da escolha do melhor morango foi o seguinte:

Categoria “Variedade”

San Adres – produtora Vanilda Benemann

Camarosa – produtor Gederson Wesk 

Camino Real - produtorJoão Carlos Bender

Albion – produtor Luis Fernando

Categoria “Mais doce”

Variedade San Adres – produtor Nilson Schunemann

Camarosa – produtor Gederson Wesk 

Camino Real – produtor Mário Milech 

Albion - produtor Rafael Hartwig

Categoria “Maior morango”

Variedade San Adres - produtora Vanilda Benemann

Camarosa – produtor Leomar Pedrotti 

Camino Real - produtor João Carlos Bender  

Albion – produtor Rafael Hartwig

Notícias Relacionadas

Vão começar os preparativos para a 9ª Feira Municipal do Morango

Vão começar os preparativos para a 9ª Feira Municipal do Morango

Produtor destaca importância do programa Milho 100%

Produtor destaca importância do programa Milho 100%

Há vagas para curso Tortas e Docinhos no 8º distrito

Há vagas para curso Tortas e Docinhos no 8º distrito

Município começa a receber sementes do programa Milho 100%

Município começa a receber sementes do programa Milho 100%