ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Desenvolvimento Rural

10º Quinzena do Pêssego será aberta sexta-feira

Cerimônia também marcará o início da Feira Municipal do Pêssego, com bancas de produtores no Centro e bairros da cidade

Por Tânia Magalhães 29-11-2023 | 15:34:06

Sexta-feira (1º), às 11h, em solenidade do Largo Edmar Fetter, será oficialmente aberta a 10ª Quinzena do Pêssego de Pelotas e iniciada a Feira Municipal do Pêssego, com bancas para comercialização da fruta in natura e derivados instaladas no Centro e nos bairros da cidade. O período da Quinzena se estenderá até o dia 15 de dezembro.

Feira levará variedades diretamente do produtor ao consumidor - Fotos: Arquivo/Ascom
“A Quinzena do Pêssego completa uma década neste ano. O período foi formalizado em Pelotas por iniciativa do Gabinete da vice-prefeita, à época, Paula Mascarenhas, no governo do então prefeito Eduardo Leite. A intenção seria marcar, com diversas atividades, a temporada de safra da cultura mais forte da nossa zona rural, valorizando os produtores que fazem do município o maior produtor de pêssego do país”, relembra o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz.

A 10ª Quinzena do Pêssego conta com a organização da Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, da Embrapa, Emater, Universidade Federal de Pelotas, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas, Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas, Cooperativa dos Apicultores e Fruticultores da Zona Sul e Associação dos Produtores de Pêssego da Região de Pelotas.

  Rainha Mariana Heller Bochardt e princesa Fernanda Radmann Scaglioni estarão na abertura - Foto: Gustavo Vara

Durante a Quinzena do Pêssego, setores se mobilizam para divulgar a tradicional cultura pelotense. Escolas inserem o pêssego na merenda dos alunos, além de trabalhar o tema em sala de aula, com atividades variadas. As unidades educacionais do Município utilizam tanto a fruta in natura como em calda.

Vendas

No ano passado, durante a 9ª Quinzena do Pêssego, foram comercializados, nas duas semanas da Feira Municipal do Pêssego, 2,1 mil quilos da fruta in natura, nas bancas dos produtores instaladas no Centro e nos bairros, além de 263 cucas, 210 copos de suco, 22 embalagens de geleia e 118 copos de salada de frutas.

Movimento de vendas na Festa Municipal foi satisfatório - Foto: Gustavo Vara

Neste ano de 2023, somente a banca de produtores cooperativados da Cafsul, na Festa Municipal do Pêssego, na Vila Nova, domingo (26), contabilizou a comercialização de 730 quilos da fruta in natura, 108 cucas e 18 embalagens de geleia, configurando expectativas positivas para a Feira que se estenderá de 1º a 15 de dezembro.

Tags

10ª quinzena do pêssego, feira municipal do pêssego

Carregando 0%
Carregando 0%