ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Vacinação contra gripe abre amanhã para toda a população

Prefeita acompanhou a imunização realizada na Semana D, que contou com o sistema drive thru nesta terça-feira

30-06-2020 | 16:01:46

Para quem não faz parte dos oito grupos considerados prioritários para receber a vacina contra a gripe, chegou a oportunidade da imunização em Pelotas. A partir desta quarta-feira (1º) a população em geral poderá procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para se proteger contra a doença. A iniciativa faz parte das ações do Município durante a Semana D, que nesta terça-feira (30) contou com a vacinação em sistema de drive thru e foi acompanhada pela prefeita Paula Mascarenhas.

Uma "escapada do trabalho", o vidro aberto do carro e a proteção contra a gripe garantida. Assim o empresário Nelson Costa aderiu ao chamamento da prefeitura para ampliar a cobertura vacinal de Pelotas contra a gripe. "Em uma época como essa, em que devemos manter o distanciamento social, fazer a vacina assim é prático, seguro e rápido", disse, enquanto recebia a imunização, no drive thru montado no Shopping Pelotas.

Outros dois pontos de vacinação volantes também foram montados na Associação Rural e Largo de Portugal. Com a supervisão de enfermeiras da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estudantes dos cursos de Enfermagem e Técnico em Enfermagem fizeram o atendimento da população que não precisou sair dos veículos para se vacinar. 

"Fazer a vacina pelo drive thru é uma forma de prosseguir mantendo o distanciamento social, tão necessário. Como os sintomas da gripe são parecidos com os da Covid, precisamos nos proteger", afirmou a professora Rubia Siqueira, 

Muita gente buscou os pontos de vacinação por meio de drive thru nesta terça-feira - Fotos: Rodrigo Chagas

Segundo a coordenadora da Semana D, Cândida Rodrigues, o sistema drive thru é uma aposta de alcançar de forma mais rápida a meta determinada pelo Ministério da Saúde de vacinar 90% do público-alvo. Pelotas já protegeu 80,9% das pessoas integrantes dos oito grupos prioritários".

" Há uma defasagem na vacinação de crianças até 6 anos, gestantes, mulheres que recém tiveram bebê e adultos entre 55 e 60 anos, então nossa meta essa semana, e principalmente no drive thru, é vacinar esses grupos", explica Cândida.

Veja mais:

+Semana D contra a gripe começa com "busca" por público prioritário para a imunização em Pelotas

Prefeita

O drive thru da vacina no Shopping Pelotas contou com a presença da prefeita de Pelotas. No local, onde cerca de 400 pessoas receberam a dose contra a gripe, a chefe do Executivo municipal acompanhou o serviço alternativo de vacinação. Além de lembrar da necessidade de proteger o público-alvo, com índices baixo de imunização em Pelotas, a prefeita anunciou a abertura da vacinação para toda a população.

"Nunca foi tão recomendado fazer vacina contra a gripe, quanto agora, no meio de uma pandemia de uma doença que também se manifesta através de sintomas gripais. A gente sabe que essa vacina não previne o coronavírus e sim a gripe comum, mas é muito importante para preservar a vida das pessoas, para estarem mais fortes para enfrentar o inverno", ressaltou Paula. 

Prefeita acompanhou ação da Semana D no Shopping Pelotas - Fotos: Rodrigo Chagas

Vacinação para todos

A Semana D prossegue nesta quarta-feira com a abertura da vacinação para toda a população de Pelotas, independentemente de idade ou profissão. 

"Abrir para todas as pessoas também é uma forma de fazer com que os pais procurem as UBSs e assim levem os filhos para se imunizarem. Iremos vacinar a população até acabarem todas as doses envidas pelo Ministério da Saúde", informa a enfermeira coordenadora da Semana D.

As pessoas podem procurar a imunização no Centro de Especialidades - das 8h às 17h, assim como nas UBSs - sempre no turno da tarde.  

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal Whatspel. 

Tags

saúde, coronavírus, gripe, vacina, drive thru, crianças, gestantes, adultos, campanha

Carregando 0%
Carregando 0%