ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Vacinação contra a gripe recomeça em Pelotas

Idosos e profissionais da saúde permanecem sendo o público-alvo da imunização no município

15-04-2020 | 18:32:47

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Pelotas retomam a vacinação contra a gripe nesta quinta-feira (16). O quinto lote, com 8 mil doses, ainda é destinado aos idosos e profissionais da saúde

As vacinas contra a Influenza foram distribuídas, nessa quarta-feira (15), para as 50 UBSs do Município. Apenas as unidades da zona rural deverão ser abastecidas nesta quinta-feira (16) pela própria equipe que atua no local.

Chega o 5º lote, destinado a pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da saúde – Fotos: Ascom/Arquivo

Apesar da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe estar entrando na segunda fase do calendário proposto pelo Ministério da Saúde, a proposta na cidade é priorizar o público da primeira etapa. De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (SMS), Rita de Cássia Carvalho, as doses que chegaram ainda são relativas ao estágio inicial.

"A população precisa compreender que as fases que ocorreram em Pelotas, até agora, são acumulativas, portanto, ainda estamos recebendo resquícios da vacina da primeira etapa da campanha", explicou.

A quantidade enviada nessa remessa também preocupa a equipe da Vigilância Epidemiológica. O Município recebeu, desta vez, pouco mais da metade do total encaminhado anteriormente pelo Ministério da Saúde – 15 mil vacinas, que foram aplicadas na população no dia 8 de abril. Devido ao número insuficiente e à procura grande registrada, se comparada à de 2019, há uma previsão de desabastecimento de algumas UBSs no começo da tarde desta quinta-feira.

Metas da Prefeitura

Conforme levantamento parcial da Vigilância, já foram imunizados contra a gripe 26.641 idosos e 10.495 trabalhadores da área da saúde. O objetivo da Prefeitura é chegar aos contingentes de 47.433 pessoas acima dos 60 anos e 17.974 profissionais.

Em razão da quantia reduzida de vacinas, enviada pelo governo federal, a finalidade proposta pela SMS – de vacinar 95% dos idosos acima dos 60 anos e dos profissionais de saúde de Pelotas – ainda não foi alcançada. Por esse motivo, as pessoas, pertencentes a essas duas categorias, podem continuar procurando a imunização até o final da campanha, em maio.

+Mais de 37 mil pessoas já receberam vacina contra gripe

Segunda etapa

A partir desta quinta-feira (16), o Ministério da Saúde abre a campanha aos seguintes públicos: profissionais da área de segurança, doentes crônicos, trabalhadores da área de transporte e presos.

Pelotas aguarda encaminhamento de nova remessa de vacinas contra a gripe para iniciar essa etapa da força-tarefa nacional contra o vírus Influenza.

Não caia em fake news.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

quinta-feira, vacinação, gripe, influenza, vacina, ubs, saúde, recomeço da imunização, dia 16 de abril

Carregando 0%
Carregando 0%