ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Usuários das UBSs do interior estão satisfeitos com serviços

Rede Bem Cuidar registra boa aceitação na Vila Nova. Treze unidades de Saúde na Colônia recebem avaliação positiva

15-02-2019 | 14:07:17

Ao completar dois meses de integração à Rede Bem Cuidar, a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Nova, localizada no 7º distrito de Pelotas, comemora bons resultados. Ela se soma às demais 12 UBSs da Colônia, todas valorizadas e muito bem-vistas por quem mora na zona rural.

Rede Bem Cuidar registrou excelente recepção entre moradores da Vila Nova - Foto: Janine Tomberg

É o caso da agricultora Andressa Medeiros, 23 anos, moradora da Vila Nova. Para ela, o principal diferencial da nova unidade é atendimento odontológico. “Antes, não tinha dentista. Agora tem e é muito bom. Além disso, a estrutura melhorou muito. Estou bem satisfeita.”

Andressa comemora a existência de dentista na UBS - Foto: Janine Tomberg

A opinião de Andressa é reforçada pelo aposentado Aldrovando Gomes, para quem o que já era bom ficou melhor ainda. “Eu já era bem-atendido aqui. Agora, ao bom atendimento, se soma a estrutura bonita e bem-feita. Dá orgulho”, afirma, enquanto aguarda a entrega de medicamentos.

Ele é um dos beneficiários da farmácia distrital existente na UBS, uma das novidades aplicadas pela Rede Bem Cuidar. “Eles, enquanto comunidade, acolheram muito bem o sistema. Achamos que talvez houvesse resistência, mas isso não ocorreu”, diz a enfermeira Daniela Marcant.

Daniela Marcant comemora sucesso da Rede Bem Cuidar - Foto: Janine Tomberg

Dedicação reconhecida

Em todas as UBSs da zona rural ficam evidentes o carinho e o respeito que os usuários mantêm pelos funcionários. Segundo Daniela Marcant, trabalhar na Colônia oferece uma experiência profissional única: “eles valorizam e respeitam o nosso trabalho, tratam a gente com carinho e isso nos motiva a fazer mais por cada um”.

Apesar das dificuldades do dia a dia, a profissional se diz satisfeita com a função que desempenha e motivada a se empenhar para a melhoria da saúde pública como um todo. “Se a gente aqui, na linha de frente, não acreditar na saúde, quem vai crer?” Esta constatação é parecida com a da enfermeira Cláudia Moura, responsável pela UBS do Grupelli.

Comunidade do Grupelli está satisfeita com atendimento na UBS - Foto: Janine Tomberg

Cláudia explica que, todos os dias, surgem novos desafios e é preciso "jogo de cintura" para dizer tanto o "sim", quanto o "não" ao usuário. “Temos de, antes de tudo, saber como falar com a comunidade. O mesmo respeito que eu exijo, ofereço a quem vem ao posto”, garante. Ela destaca ainda o empenho de toda a equipe, principalmente das agentes de saúde. “Todos se dedicam e isso faz diferença”, relata.

Gratidão

De acordo com a médica Jacqueline Yumi Oguro, especialista em Saúde da Família, trabalhar com comunidades rurais é muito gratificante. Natural do Paraná, faz parte do programa Mais Médicos e atua há um ano e meio da unidade do Grupelli. “O meio rural te acolhe. Já tenho experiência no campo e, como eu poderia escolher para onde ir, fiz questão de vir para cá”, conta.

Melhor para a agricultora Elenice Sturbelle, 36 anos. Apesar de não ir com frequência à UBS, ela sempre encontra uma equipe dedicada e interessada em ouvir as necessidades dos pacientes. “Não tenho do que me queixar”. De fato, desde que o posto aderiu ao Mais Médicos, não faltaram mais profissionais, o que tem refletido positivamente no atendimento. “Nossas portas estão sempre abertas. Acolhemos todos e encaminhamos da melhor forma sempre”, enfatiza.

Por dentro da Rede Bem Cuidar

Hoje, a Rede Bem Cuidar beneficia cerca de 50 mil moradores nas áreas abrangidas. Mensalmente, o programa realiza média de 11,7 mil atendimentos médicos ou de enfermagem, 12,4 mil procedimentos e 640 procedimentos odontológicos. E a ideia é continuar expandindo.  

Foto: Janine Tomberg

Desde 2015, seis UBSs vinculadas à Secretaria de Saúde (SMS) adotaram o padrão Rede Bem Cuidar. Só em 2018, foram três: Sanga Funda, Virgílio Costa e, no final do ano, pela primeira vez, um posto da zona rural: a UBS Vila Nova. Em 2019, as inovações devem chegar também aos moradores do Balneário dos Prazeres, usuários da UBS Barro Duro.

Acolhimento

O prédio de cada UBS que passa a integrar a Rede é revitalizado, ampliado e tem o mobiliário e os equipamentos renovados. As salas de espera ficam maiores e mais confortáveis (climatizadas e com TV), e o posto adota um sistema de acolhimento que busca acabar, definitivamente, com as filas de espera. O maior diferencial é que não há limite de atendimento: todo usuário que chega à UBS é acolhido e passa por uma triagem que define a urgência.

Confira mais fotos da reportagem neste link do Flickr da Prefeitura.

Tags

saúde, ubs, rede bem cuidar, sms, vila nova, zona rural, valorização

Carregando 0%
Carregando 0%