ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Um dia para homenagear profissionais integrantes da "linha de frente" contra o coronavírus

Na data dedicada aos enfermeiros, a Prefeitura destaca a importância do trabalho de quem vive de perto um dos maiores desafios sanitários enfrentados pela humanidade, a pandemia do coronavírus

12-05-2020 | 18:19:33

Rodrigo, 10 anos, acordou nesta manhã com a já conhecida "dor de garganta", sempre presente neste período do ano. A mãe, Camila, não teve dúvida, colocou a máscara – acessório obrigatório para quem precisa sair de casa – nela e no filho e foi até o Centro de Atendimento a Síndromes Gripais, o Centro Covid.

Na triagem, a enfermeira Ana Paula recebeu o pequeno paciente e começou ali um procedimento considerado prioritário para quem escolheu essa profissão: cuidar do outro. Em tempos de pandemia do novo coronavírus, os enfermeiros, os homenageados do 12 de maio, são exemplo de coragem e dedicação nas unidades de saúde do município.

Ana Paula Silva da Silva, 45 anos, faz parte da equipe de profissionais de saúde do Centro Covid. Junto com outros 12 enfermeiros, foi destacada do Pronto Socorro Municipal para atuar na unidade durante a pandemia. No dia dedicado ao reconhecimento a esses profissionais, ela está de plantão, pronta para receber o Rodrigo. 

" Foi para isso que estudei, para aprender a ajudar, de verdade, ao próximo, pois de alguma forma a vida das pessoas está nas nossas mãos", diz a enfermeira, sem esconder a emoção ao dizer que ser profissional da saúde é um sonho da infância.

Ana Paula não está sozinha nesse ideal profissional e de vida. A Secretaria de Saúde (SMS) tem hoje 194 enfermeiros, presentes em diversos setores do município – desde a Atenção Primária, Vigilância em Saúde, epidemiologia, até unidades-referência, como a UPA Areal. São esses profissionais, relata a secretária de Saúde, Roberta Paganini, os responsáveis por todo o atendimento dos pacientes, desde a primeira verificação dos sinais de vitais até o fim do procedimento.

Ana Paula, enfermeira no Centro Covid, atende paciente no dia dedicado a esses profissionais de saúde – Fotos: Michel Corvello
"Para ser enfermeiro, é preciso ter vocação para cuidar das pessoas, além de, claro, toda a formação técnica. Mas o cuidado com o próximo é muito importante e, por isso, eles são essenciais nas equipes de profissionais da saúde", elogia a gestora da pasta.

Trabalho também reconhecido por quem recebe a atenção dos profissionais. Ao saber da data especial, a mãe do Rodrigo, o primeiro paciente da Ana Paula nesta terça-feira (12) não economizou elogios. " São essenciais, ainda mais nesse momento que estamos vivendo. Os enfermeiros merecem todo nosso respeito e admiração." 

Sem a possibilidade de concretizar gestos de carinho, como forma de prevenir-se contra a doença, as palavras abraçaram a enfermeira, vestida com o equipamento de proteção individual, pronta para cumprir a missão de salvar vidas.

Não caia em fake news.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e canal Whatspel.

Tags

enfermeiros, pacientes, coronavírus, atendimento, covid-19, profissionais

Carregando 0%
Carregando 0%