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Teleconsulta e Dra. Vida atenderam três mil pessoas em pouco mais de dois meses de operação

Ambas plataformas foram criadas no início de abril e fornecem atendimento à população de forma remota

Por Vitória Leitzke 18-06-2020 | 17:03:41

Uma das medidas mais efetivas de prevenção ao coronavírus é o isolamento social. A principal orientação é, se possível, ficar em casa, saindo apenas quando necessário. Mas durante uma pandemia em que os sintomas da Covid-19 são similares aos de uma síndrome gripal, assim que uma pessoa nota estar com congestão nasal, febre, tosse ou dor no corpo, o medo de estar contaminado com o vírus faz com que o sintomático busque atendimento médico. Através das plataformas da Prefeitura, milhares de pessoas puderam buscar auxílio e esclarecer dúvidas, sem sair de casa. Por meio do Teleconsulta e do Dra. Vida, em 80 dias, 3 mil pessoas receberam orientação por telefone ou on-line. 

Atendimento é feito por profissionais da saúde, que prestam esclarecimentos e orientam os pacientes - Foto: Divulgação SMS

Sendo uma forma segura tanto para quem deseja ser atendido, quanto aos profissionais de saúde e terceiros que possam ter contato, ambos canais de comunicação orientam o que o paciente precisa fazer e qual o lugar ideal para ir. Enquanto o Teleconsulta é por meio de ligação 0800, o Dra. Vida pode ser acessado através de hotsite, onde um robô irá detectar as respostas provenientes de um formulário.

Plataformas unificadas

Desde maio, as plataformas foram unidas e, hoje, quem entra em contato com o Dra. Vida deve informar um número de telefone para que, em caso de suspeita de alto risco de Covid-19, o Teleconsulta possa ser acionado. 

“Avaliamos como positivo o fato de 1.449 pessoas terem acessado o Dra. Vida para ter esse atendimento, pois são mais de 1,4 mil pessoas descongestionando as linhas telefônicas, tendo uma avaliação rápida, a qual tendo um potencial de contaminação, será notificado à SMS, que entrará rapidamente em contato com aquela pessoa”, defende o diretor da Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel), Cristian Kuster.

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Uma das coordenadoras do Teleconsulta, a enfermeira Ângela Lima, destaca que o usuário tem três ramais de escolha: pessoas que desejam obter informações sobre síndrome gripal, pessoas que se encontram com sintomas gripais e pessoas preocupadas com a situação. 

“Cremos que esse serviço tem contribuído para os números reduzidos de contaminação pela Covid em Pelotas, que tem se destacado entre os municípios Brasileiros com mais de 200 mil habitantes, sendo o único [com essa população] que não possui casos de óbitos no país, pois permite aos pelotenses um atendimento oportuno e de qualidade em seu domicílio”, afirma Ângela.

Veja como acessar

Para acessar o Dra. Vida, basta ir no site [http://www.pelotas.com.br/coronavirus ] e clicar em “Atendimento Online”. Já para ligar para o Teleconsulta o número é 0800 6485 319, das 8h às 18h, de segunda a segunda-feira.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal Whatspel. 

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coronavírus, teleconsulta, vida, pandemia, síndrome gripal, online

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