ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

‘Start’ capacita 70 jovens pelotenses para o mercado de trabalho

Entrega de certificados marcou a formatura dos grupos do Getúlio Vargas, Laranjal e Navegantes

21-12-2018 | 17:31:44

Acreditar no próprio potencial e nunca desistir dos seus sonhos: esta é a premissa do ‘Start’ – projeto do Pacto Pelotas pela Paz que, desde junho, capacita jovens pelotenses para o mercado de trabalho, através de aulas que abordam empreendedorismo, liderança, comunicação, produção de currículos e preparação para entrevistas de emprego. A mobilização do Município para investir no futuro de crianças e adolescentes distantes da violência refletiu em mais uma conquista nesta sexta-feira (21), com a formatura de 70 jovens do Getúlio Vargas, Navegantes e Laranjal.  

O Start já capacitou 125 jovens para o mercado de trabalho. Fotos: Gustavo Vara

O clima de alegria e emoção tomou conta do Salão Nobre, do Paço Municipal, com a presença dos recém-formados e seus familiares. Entre o público, Márcia Gonçalves e seu filho João Victor. O adolescente de 16 anos é um dos alunos do núcleo Getúlio Vargas e, além das experiências e conhecimentos adquiridos, tem um bom motivo para celebrar a conclusão do projeto: através do Start, inicia em fevereiro sua primeira oportunidade de trabalho no Macro Atacado Treichel. Para Victor, o aprendizado sobre comportamento e postura foi essencial para a conquista.

“Fiquei muito feliz quando soube. Sei que ele vai crescer como pessoa e isso vai possibilitar que outras portas se abram no futuro”, disse Márcia.

Novas perspectivas  

Esta é a segunda formatura realizada pelo Start – a primeira, em setembro, capacitou 55 meninas e meninos do Sítio Floresta, Areal e Colônia Z3. Entre os bons resultados das duas turmas, o encaminhamento de 18 jovens a vagas de emprego e cursos. Mais que isso, deixou nos 125 formados a esperança de viver em um futuro melhor e de paz.  

“Nesta tarde estamos dando um passo nas nossas vidas e um grande salto em nossas carreiras. Obrigada pelo projeto Start, obrigada pelo Pacto Pelotas pela Paz”, disse o formando do núcleo Laranjal, Oswaldo Coppes.

Quatro jovens relataram suas experiências e destacaram a importância do projeto para o futuro de todos os formandos. Foto: Gustavo Vara

A prefeita Paula Mascarenhas associou o Start ao esforço coletivo, impulsionado pelo Pacto, de instituir a cultura da paz no município através de ações voltadas aos jovens. Ressaltou, ainda, o papel fundamental da prevenção neste contexto.

“Para combater a violência é preciso preparar o futuro e isso significa olhar para as crianças e jovens. É nossa responsabilidade oferecer proteção, cuidado e abrir portas para que tenham uma vida melhor. Através do Start, damos condição para que acreditem na força e no sonho de vocês, olhando para o futuro com esperança e alegria. Esta é a missão do Pacto e é assim que vamos transformar a nossa cidade”, frisou Paula, reportando-se aos recém-formados.  
Fotos: Gustavo Vara

Vagas captadas

O projeto, uma parceria da Prefeitura com o CIEE, é uma das frentes de atuação do Banco de Oportunidades – também estratégia preventiva do Pacto – que já captou 530 vagas para jovens pelotenses em oficinas, cursos, arte, esporte e empregos. Professor e responsável pelo Start, Pablo Salomão salientou que o curso também foi uma oportunidade para refletir sobre o futuro da comunidade.

“Estes jovens estão buscando um caminho melhor e são eles que vão impactar e mudar Pelotas. A grandeza não é selecionada apenas para alguns, todos vocês têm direito a ela, por isso sigam lutando e não desistam”, reforçou.

Também acompanharam a cerimônia o vice-prefeito Idemar Barz; os secretários de Assistência Social, Luiz Eduardo Longaray, de Cultura, Giorgio Ronna, de Saúde, Ana Costa, de Governo, Clotilde Victória; o coordenador do Pacto Pelotas pela Paz, Samuel Ongaratto, e o supervisor executivo do CIEE, Lourenço Guimarães.

Veja mais fotos no Flickr da Prefeitura.

Tags

start, pacto pelotas pela paz, prevenção, banco de oportunidades

Carregando 0%
Carregando 0%