SMF disponibilizará certidões negativas pela internet
A partir da próxima segunda-feira (15), a Secretaria da Fazenda (SMF) oferecerá aos usuários a possibilidade de retirar Certidões Negativas de Débitos Municipais (CND) de empresas diretamente na página do programa de gerenciamento de ISSQN da Prefeitura, por meio de qualquer computador, tablet ou celular. O serviço dará mais agilidade ao processo.
Inicialmente, em alguns casos, as análises serão realizadas de forma totalmente automatizada, gerando a Certidão no momento de sua solicitação. Em outros, será necessária a intervenção da equipe de agentes de tributos e o resultado da análise será informado por meio de mensagem eletrônica. A expectativa é de que o sistema, gradualmente, passe a emitir todas as certidões de forma automática.
De acordo com o secretário Jairo Dutra, o serviço proporcionará aos empresários e escritórios de contabilidade uma grande economia de tempo e de recursos, já que tornará desnecessário o deslocamento de seus representantes até a Secretaria para fazer o pedido do documento e, posteriormente, para a sua retirada.
Essa é mais uma inovação implementada em 2018, que se soma ao canal de comunicação virtual “fale conosco” e ao Programa Nota Legal Pelotense, que sorteará prêmios de até 10 mil reais entre usuários de serviços de empresas de Pelotas.
Passo a passo para a solicitação da CND via internet
A partir do dia 15, o contribuinte deverá:
- Acessar a página do programa de gerenciamento de ISSQN;
- Inserir CPF e senha, como é feito normalmente para acessar o programa de emissão de nota fiscal de serviços ou para realizar encerramentos;
- Dentro da página, clicar no ícone “consultar”, depois em “Certidão Negativa de Débitos” e, por fim, em “+ Nova Certidão”.
Notícias Relacionadas
Após quase uma década, Prefeitura volta a ficar em dia com fornecedores e prestadores de serviços
Prefeitura divulga premiados da 23ª edição do Nota Legal Pelotense
Prefeitura divulga premiados no sorteio municipal da Nota Fiscal Gaúcha
Prefeitura alerta para regularização de débitos de IPTU