ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Sítio Floresta apresenta demandas diretamente à prefeita

Na audiência da 7ª edição de ‘O Bairro da Gente’, os pleitos envolveram saúde, segurança, pavimentação e transporte

Por Tânia Magalhães 13-04-2019 | 20:41:43

A área da Associação de Moradores do Sítio Floresta, à rua Abrilino Ferreira Cardoso, permaneceu lotada por centenas de pessoas, na tarde deste sábado (13), durante a 7ª edição de 'O Bairro da Gente'. O projeto descentraliza o governo, levando-o ao encontro da comunidade, com oferta de serviços públicos, lazer, cultura, esportes, arte, distrações, entretenimento e a oportunidade de moradores apresentarem reivindicações à prefeita Paula Mascarenhas, ao vice Idemar Barz e ao secretariado.

“É bom estar aqui, perto da população; olhar nos olhos das pessoas e atendê-las na medida do possível. 'O Bairro da Gente' revitaliza nossas energias e nos anima para trabalhar ainda mais”, afirmou a prefeita.
Paula e Idemar recebem pedidos da comunidade e esclarecem serviços ─ Foto: Igor Sobral

Pautas de destaque

A comunidade do Sítio Floresta abordou o atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade. Com o declínio do programa Mais Médicos, do governo federal, Pelotas perdeu 15 profissionais e ainda não foi possível repô-los, porque a União está suprindo as vagas apenas em municípios menores, de até 200 mil habitantes.

“Estamos buscando uma solução, seja por contratação emergencial, seja por regime de plantão. Neste período, a UBS Salgado Filho está atendendo à demanda do Sítio Floresta com médicos e prescrição de receitas”, justificou a prefeita àqueles que se inscreveram na audiência de ‘O Bairro da Gente’.
Prefeita explica decisões da administração para atendimento médico ─ Fotos: Gustavo Vara

O assunto foi encaminhado por Bruna Ferreira Dynczuk, do Residencial Amazonas, Lúcia Lígia Conceição, Rita de Cássia da Silva Jenske, Fernanda Bitencourt, Gilda Fonseca, José Inácio Dias Alves e outros. A prefeita ainda se disponibilizou à verificação da possibilidade da UBS/Ubai Lindoia prestar atendimento a moradores do Sítio Floresta, enquanto novo profissional não ingressar na Unidade da localidade.

Transporte coletivo foi outro tema que se sobressaiu na audiência. Moradores dos residenciais Roraima e Amazonas, principalmente, pleiteiam a alteração de itinerário e incremento de horários, para que, quando os ônibus cheguem às paradas correspondentes, não estejam lotados. Paula considerou o pedido e vai repassá-lo à Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), para avaliação técnica.

Pavimentação das vias, principalmente as do itinerário do transporte coletivo, também recebeu ênfase na 7ª edição de ‘O Bairro da Gente’. Cláudio Lettin, Gilda Fonseca, Arindo Schafer, Cristiano Dilli e outros fizeram solicitações. Sobre o trajeto dos coletivos, Paula destacou que se trata de prioridade desta e da gestão do ex-prefeito Eduardo Leite. Dos R$ 60 milhões pleiteados junto à União, para obras nas ruas de itinerário dos ônibus, apenas R$ 10 milhões foram liberados, restringindo a possibilidade de a Prefeitura realizar os investimentos previstos. Ainda assim, assinalou, o Poder Público somará esforços na concretização de ações nas vias de trânsito pesado.

A segurança não ficou fora do rol de demandas do Sítio Floresta e a prefeita já tratou de ajustar um incremento de operações integradas na localidade. "Temos feito um trabalho com muita integração e estamos conseguindo reduzir os índices de criminalidade. Não vou descansar enquanto não atingirmos redução considerável das ocorrências de violência", garantiu. Todas as questões pontuais consistiram em encaminhamentos da Chefe do Executivo diretamente aos secretários.

Iluminação pública

Iluminação pública pautou também a audiência. Paula teve a oportunidade de relatar sua disposição de transformar a cidade com a mudança do atual sistema para LED.

“Em 2018, o Executivo enviou à Câmara de Vereadores dois projetos: o primeiro tratava da contribuição para iluminação pública; o segundo instituía Parceria Público Privada para o setor. Não foram aprovados”, lembrou.

A prefeita esclareceu que 80% dos brasileiros pagam contribuição para iluminação pública. “Pelotas paga o preço por não ter iluminação eficiente. Pelo projeto, os que têm menos recursos não pagariam a taxa. São aproximadamente 30 mil residências nessa faixa, além daqueles considerados de baixa renda pela CEEE, que também ficariam isentos. Os demais desembolsariam 10%”, explicou, complementando que haveria um contrato de desempenho para reposição imediata de lâmpadas queimadas (48 horas), enquanto todo o sistema, a começar pelos bairros, seria substituído por LED. “Vou ouvir vocês. Vamos decidir juntos sobre esse assunto”, afirmou.

Participações

O deputado estadual Luiz Henrique Viana (PSDB) prestigiou pessoalmente a 7ª edição de O Bairro da Gente e falou do trabalho conjunto que tem realizado com o deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB), para contemplar Pelotas, região e o Estado. “Os pelotenses têm seus representantes para lutar pelas demandas de interesse coletivo”, ressaltou, mencionando a importância da representação local nas esferas do Estado e da União. O secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladini, também esteve presente.

Deputados, secretários e líderes comunitários participaram da reunião ─ Foto: Gustavo Vara

Os vereadores José Paulo Benemann (PSDB), Enéias Clarindo (PSDB), Vicente Amaral (PSDB), Marcos Ferreira (PT), Éder Blank (PDT) e Ademar Ornel (DEM) estiveram no evento. Os seis destacaram a relevância do contato do governo com a população.

O Bairro da Gente contou com a colaboração, organização e acompanhamento do presidente da Associação de Moradores do Sítio Floresta, Paulo Rogério Santos. A prefeita Paula agradeceu o apoio e a dedicação do líder comunitário.

Da Prefeitura, compareceram os secretários Clotilde Victória (Governo), Gilmar Bazanella (Desenvolvimento, Turismo e Inovação), Ubirajara Leal (Habitação e Regularização Fundiária), Luiz Eduardo Longaray (Assistência Social), Jacques Reydams (Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana), Artur Corrêa (Educação e Desporto), Antônio Ozório Garcia Campos (Serviços Urbanos e Infraestrutura), Felipe Perez Fernandes (Qualidade Ambiental), Luiz Eduardo Tejada (Obras e Pavimentação), Aldo Bruno Ferreira (Segurança Pública), Giorgio Ronna (Cultura), Roberto Ramalho (Planejamento e Gestão), Abel Dourado (Administração e Recursos Humanos), e Leandro Thurow (interino – Saúde), além do representante da Secretaria de Transporte e Trânsito, Luís van der Laan.

O diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, e o da Eterpel, Jorge Vasques; a chefe de Gabinete da Prefeita, Kelli Schaefer; o assessor de Comunicação, Gustavo Azevedo; e os assessores especiais Fábio Machado e Sadi Sapper também participaram. Marcaram presença, ainda, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luiz Guilherme Belletti, e o presidente da União Pelotense de Associações Comunitárias e Afins (Upacaf), Valdir Dias Duarte.

“Estamos aqui com a equipe inteira a fim de olhar para o Sítio Floresta e ouvir a comunidade. É importante a presença do Legislativo, do deputado, das lideranças. Não conseguimos fazer tudo, mas não podemos parar”, frisou a prefeita.

Confira estas e outras fotos da reportagem, em alta resolução, neste link do Flickr da Prefeitura.

Tags

o bairro da gente, audiência pública, demandas, sítio floresta, encaminhamentos, prefeita paula mascarenhas

Carregando 0%
Carregando 0%