Município conta com consultórios odontológicos em 46 UBSs e atendeu mais de 38 mil pacientes em 2018
.

Setor de Saúde Bucal recebe prêmio nacional nesta quarta

Município conta com consultórios odontológicos em 46 UBSs e atendeu mais de 38 mil pacientes em 2018 .
Por Autor desconhecido 23-10-2018 | 15:35:54
Tags: saúde bucal, prêmio cfo, e-mais, dentista
*Com colaboração de Joice Lima

O setor de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde (SMS) tem desempenhado papel importante na promoção da saúde da comunidade pelotense, por meio de ações de prevenção e tratamento. De janeiro a setembro deste ano, 38.204 pessoas receberam atendimento nos consultórios do município, onde foram realizados mais de 139 mil procedimentos, entre limpezas, extrações e outros. Na noite desta quarta-feira (24) — véspera do Dia Nacional do Dentista —, a Saúde Bucal da Prefeitura de Pelotas recebe reconhecimento nacional pela segunda vez este ano. A prefeita Paula Mascarenhas irá na Assembleia Legislativa gaúcha para a entrega, às 19h, da Menção Honrosa concedida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Pelotas ficou em 1º lugar Estadual e 5º Nacional, na categoria de municípios com mais de 300 mil habitantes, recebendo destaque entre as melhores gestões em saúde bucal do Brasil, junto a capitais como Curitiba, Florianópolis, Manaus e Diadema, da grande São Paulo.

O serviço na Atenção Básica de Pelotas

A coordenadora do setor, Letycia Barros Gonçalves, informa que mais de 70 profissionais concursados atuam na rede municipal de Pelotas. Para prestar um atendimento qualificado à população, 46 UBSs da rede municipal contam com atendimento odontológico. Nesses locais, os pacientes com dor têm preferência e é feito o agendamento de casos em que o procedimento exige outras sessões para ser finalizado. Pelo menos seis pacientes são atendidos por profissional, diariamente.

Nos consultórios odontológicos são realizadas desde consultas rotineiras – indicadas pelo menos a cada 6 meses – até situações de urgência. Procedimentos como de periodontia (tratamento de gengivas), endodontia (tratamento de canal), radiografias, cirurgias e o atendimento a pacientes especiais são encaminhados ao CEO Sorrir, localizado no Centro de Especialidades, na rua Voluntários da Pátria, 1.428.

Em casos mais graves (como lesões bucais e câncer), o setor de Regulação referencia o paciente para um serviço mais específico, como o prestado pelo Centro Especializado em Odontologia (CEO) Jequitibá, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 

Outra alternativa é o pronto-atendimento noturno, disponibilizado para situações pontuais, oferecido nas UBSs Frajet e Navegantes e na Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Lindoia, das 16h às 22h. 

Fotos: Arquivo Ascom

Educação em saúde bucal

A promoção da saúde também passa por ações nas escolas. Atualmente, pelo menos 40 profissionais promovem atividades educativas e supervisionadas em instituições das comunidades onde atendem. Algumas escolas também contam com consultórios gerenciados pela SMS, como é o caso do Colégio Municipal Pelotense, que oferece o serviço há pelo menos uma década.

Em maio deste ano o projeto “E-MAIS: Educação permanente - Monitoramento e Avaliação de Iniciativas em Saúde”, foi classificado entre as 15 melhores iniciativas (de um total de 251 municípios inscritos) do país e recebeu o prêmio “Laboratório de Inovações em Educação Permanente”. 

Notícias Relacionadas

UBS na Rua estará na Vila Governaço neste sábado (19)

UBS na Rua estará na Vila Governaço neste sábado (19)

UBSs completam 45 dias com horário estendido

UBSs completam 45 dias com horário estendido

Vigilância Sanitária apreende mercadorias em macro atacado

Vigilância Sanitária apreende mercadorias em macro atacado

Prefeitura alerta para a baixa procura por vacinação

Prefeitura alerta para a baixa procura por vacinação