ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Cultura

Semana da diversidade será virtual em 2020

Atividades têm o apoio da Prefeitura e começam neste domingo

Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 10-12-2020 | 15:21:08

A "4ª Semana da Diversidade de Pelotas: Potências LGBTQI+ contra as desigualdades sociais" começa neste domingo (13), e terá programação totalmente virtual, devido às medidas de proteção para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Serão realizados debates, além da reinauguração de placa na Travessa Juliana Martinelli e a 19ª edição da Parada da Diversidade. Neste ano as atividades precisaram ser adaptadas e serão transmitidas pelas páginas no Facebook e Youtube, devido à necessidade de isolamento social.

A Semana da Diversidade de Pelotas é organizada pelo Grupo Gesto, Juntos LGBT, Grupo Também, Conselho Municipal de Direitos da Cidadania LGBT de Pelotas, além de integrantes da sociedade civil. A ação tem apoio institucional da Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

Entre os temas que serão abordados durante a programação, estão: negritude, mães de LGBTQI+, deficiência e diversidade, potências LGBTQI+ na terceira idade, produção artística e cultural LGBTQI+ e trabalho sexual, e feminismo. Os assuntos serão discutidos pelos participantes nos debates.

Durante a semana, será realizada uma campanha que trocará alimentos por mudas de plantas. A atividade é organizada por parceria entre o “Grupo Também” e o “Atelier Arquipélago”. As doações serão destinadas à população LGBTQI+ de Pelotas, que vive em situação de vulnerabilidade. O encerramento da Semana da Diversidade será realizado no domingo, 20 de dezembro, com a Parada da Diversidade em formato virtual, quando serão exibidos vídeos gravados ao longo das atividades.

Movimento LGBTQI+

De acordo com a organização do evento, “para além de um acrônimo, a sigla LGBTQI+ compreende uma multiplicidade de atores sociais, com vivências, experiências e subjetividades distintas. Sujeitos que recusam a posição de minoria, em termos qualitativos, e reivindicam várias formas de ser e estar no mundo; que lutam por reconhecimento, direitos e cidadania. Pessoas que rompem barreiras e (re)constroem possibilidades. Verdadeiras potências contra uma vasta gama de desigualdades estruturantes da sociedade brasileira”.

Confira a programação

Domingo (13) às 20h – Live de abertura da Semana da Diversidade;

Segunda-feira (14), às 18h – mesa Pretos em Movimento. Organização: Jéssica Araújo;

Terça-feira (15) às 18h – mesa Mães de LGBTs. Organização: Grupo Também;

Quarta-feira (16), às 18h – reinauguração da placa Esquina Travesti Juliana Martinelli, na rua Barão Santa Tecla esquina Doutor Cassiano;

Dia 17 às 16h – mesa Deficiência e Diversidade. Organização OSC Gesto;

Dias 17 a 19, das 15 às 18h – Feira de troca de mudas de plantas e suculentas por alimentos – Organização: Grupo Também e Arquipélago Atelier – Local: rua Três de Maio, 765;

Dia 18 – mesa Produção Cultural LGBT. Organização Gengiscan e Paulo Vitor;

Dia 18 às 18h – mesa: LGBTs na Terceira Idade. Organização CMDC LGBT;

Dia 19 às 18h – mesa Trabalho sexual: diálogos entre profissionais. Organização Samuel Porcellis;

Dia 20 às 20h – Live da 19ª Parada da Diversidade.

Acompanhe a programação pelo Facebook e Youtube.

Tags

diversidade, semana, parada, lgbtqi+

Carregando 0%
Carregando 0%