ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Segunda fase da Operação Fila Segura é iniciada

Guarda Municipal intensificou fiscalização em frente a agências bancárias para auxiliar população no distanciamento seguro

30-05-2020 | 17:43:45

Na manhã deste sábado (30), a Prefeitura de Pelotas deu início à segunda fase da Operação Fila Segura, em frente a agências bancárias, para orientar a população quanto aos cuidados para garantir a segurança contra o novo coronavírus. A Guarda Municipal irá atuar nos próximos 12 dias para coibir aglomerações e circulação de pessoas sem máscaras próximas aos bancos.

Neste sábado, o dia foi exclusivo para beneficiados do auxílio emergencial do governo federal nascidos em janeiro e o calendário prevê saques até o próximo dia 13, quando também será finalizada a segunda etapa da operação. Conforme o secretário municipal de Segurança Pública, Samuel Ongaratto, a ação tem duas vantagens para a população no que diz respeito ao coronavírus e à redução de assaltos. “A comunidade terá uma maior segurança ao vir sacar o benefício e não ser assaltado, além de diminuir o risco de aglomeração nas portas de bancos, o que contribui para a não disseminação da Covid-19”, ressaltou Ongaratto.

Segunda fase iniciou na manhã deste sábado (30) - Fotos: Rodrigo Chagas

Segundo o GM Fabrício Lemes, nas próximas duas semanas, as agências da Caixa Econômica Federal Princesa, Pelotas, Fragata e Três Vendas terão fiscalização intensificada. “Queremos preservar a saúde da população e dar uma maior segurança, visto o aumento no número de pessoas indo às agências. Para isso, vamos auxiliar na organização de filas e também distribuir máscaras e álcool gel para aqueles que não têm acesso aos equipamentos de proteção”, explicou Lemes.

A primeira fase da Operação Fila Segura foi realizada no último dia 4, paralelo ao saque da primeira parcela do auxílio emergencial. De acordo com Lemes, é visível o aumento na adesão do uso de máscara por parte da população. 

“Na primeira etapa da operação, víamos mais pessoas sem máscaras, agora acredito que a comunidade tenha se conscientizado um pouco mais e está usando a máscara. Além disso, quando alguém da equipe visualiza que a pessoa está usando uma máscara já desgastada, nós disponibilizamos para que ela possa trocar”, informou.

Ação traz segurança para população

Quem procurou as agências bancárias neste sábado, encontrou as equipes da Guarda Municipal fiscalizando e abordando a população pelotense. É o caso da beneficiada Márcia da Silva, que vê nas ações uma medida de prevenção à propagação do vírus da Covid-19. “Acho muito importante eles estarem aqui, pois traz o sentimento de segurança. A abordagem para que as pessoas usem máscara da Guarda Municipal ajuda com que os números não aumentem na cidade”, afirmou Márcia. 

O beneficiado João Vitor Vargas compartilha com Márcia a sensação de segurança. “É muito bom o que eles estão fazendo, são pessoas bem civilizadas, o serviço deles é muito bem feito e está dando certo. Com a Guarda fiscalizando, me sinto mais seguro de vir aqui sacar, sabendo que não vai ter aglomeração e nem tumulto”, destacou. 

Assim como a primeira etapa, a operação conta com o apoio da Caixa Econômica Federal e da Associação Comercial de Pelotas (ACP). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) repassou as máscaras que estão sendo distribuídas pelos guardas e o Instituto Federal Sul-riograndense (IFSul) disponibilizou o álcool gel glicerinado 70%.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal Whatspel.  

Tags

coronavírus, Covid-19, Segurança Pública, auxílio emergencial, Fila Segura, operação, prevenção

Carregando 0%
Carregando 0%