ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Saúde no Lindoia engloba urgência e emergência

Antiga UBS é revitalizada e passa à Unidade Básica e Atendimento Imediato

Por Tânia Magalhães 19-10-2018 | 13:49:55

       Foi entregue ao uso da comunidade a Unidade Básica e Atendimento Imediato (Ubai) Lindoia, na avenida Ernani Osmar Blaas, zona norte da cidade. No local, o sistema de saúde pública restringia-se às atividades de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Agora, soma o atendimento imediato (casos de urgência e emergência), em horário estendido até as 22h.

Fotos: Gustavo Vara

O prédio da UBS passou por reformas e adequações para acolher o novo serviço. O sistema Mão de Obra Prisional no SUS, inserido no projeto Segunda Chance do eixo Prevenção Social do Pacto Pelotas Pela Paz, concretizou a revitalização total da Unidade. É a 22ª, em Pelotas, requalificada por apenados do regime semiaberto.

      “É muito bom trazer à comunidade uma novidade como esta. A UBS está mais bonita, requalificada com mão de obra prisional, porque acreditamos no ser humano e o Governo tem que dar o exemplo e abrir as portas para um trabalho digno”, afirmou a prefeita, referindo-se à oportunidade dada aos detentos.

      Representando a comunidade usuária da antiga UBS Lindoia, Silda Soares relatou a dificuldade que existia de acesso a fichas para atendimento. “Hoje, a saúde do Lindoia melhorou”, disse. A farmacêutica Lilian Vahl, em nome da equipe da nova Ubai, comentou que o atendimento dá-se durante todo o dia, até as 22h, que a farmácia foi ampliada e que há maior acesso ao atendimento médico.

      A secretária da Saúde, Ana Costa, salientou que a Ubai Lindoia resulta de uma construção com auxílio de muitas mãos, e que foram grandes os desafios da reforma, que ocorreu simultânea ao atendimento.  

      Os apenados do semiaberto que participaram da obra estiveram presentes e receberam muitos cumprimentos. Em nome da equipe, Everton Alves agradeceu, dizendo que o aproveitamento da mão de obra prisional mostra à sociedade as chances de reabilitação.

      O vereador Marcos Ferreira (PT) comentou que a transformação da UBS Lindoia é mais uma realização de sonhos da comunidade. “A demanda foi construída com a coletividade.” Também destacou a importância do processo de ressocialização de apenados.

      “Por onde passamos, ouvimos a população. Para atender às demandas sobre saúde pública, levamos à UBS Sanga Funda o padrão da Rede Bem Cuidar e, aqui, promovemos a união dos serviços da saúde básica com o atendimento imediato. O que conta é entregar à comunidade obras e serviços que promovam melhorias na qualidade de vida”, finalizou a prefeita, agradecendo a participação de todos que se envolveram, em especial a do Poder Legislativo.

As mudanças 

      Os serviços de requalificação e reforma contaram com a mão de obra de sete apenados do sistema semiaberto. As intervenções duraram cinco meses e o prédio recebeu pintura total externa e interna de paredes e aberturas; instalação de portas e fechaduras; construção da sala de emergência; colocação de novo piso cerâmico; troca e assentamento de revestimento cerâmico em várias paredes e na fachada; remoção do forro da área frontal, pintura do telhado e da estrutura aparente; instalação de novas luminárias; construção das dependências para lixo; bicicletário; acessibilidade; jardinagem e adequação visual.

O que mudou

      Além dos serviços convencionais da Unidade Básica, foi acrescentado o atendimento de emergência/urgência. Diferentemente da Ubai Navegantes, que é uma Unidade Básica “de” Atendimento Imediato, a da Lindoia foi transformada em Unidade Básica “e” Atendimento Imediato.

      O horário de funcionamento é das 7h30min às 22h, em três turnos. O primeiro, conta com um médico clínico, um enfermeiro e um técnico em Enfermagem, além de um pediatra em dias alternados. O segundo turno tem atendimento de um clínico, um enfermeiro, dois técnicos e um pediatra dia sim, dia não. O terceiro vai das 16h às 19h, com dois enfermeiros, três técnicos, um clínico e um pediatra (exceto às quartas-feiras).

      Os pacientes que já possuíam prontuário na Unidade podem ter consulta clínica ou pediátrica. Todos os usuários do Sistema, que buscarem atendimento, passarão pelo acolhimento da Enfermagem. Neste momento, será feita a triagem e classificação conforme a necessidade. Pessoas em risco, com sinais vitais alterados, terão prioridade no atendimento. A Ubai Lindoia prestará quatro atendimentos clínicos por hora. No caso de intercorrências, os clínicos aguardarão até a finalização da emergência.

      A Unidade manterá serviços de odontologia, puericultura, imunização e nutricional. Agora, conta com cinco leitos e quatro poltronas de hidratação na sala específica para recuperação.

      A entrega oficial do novo sistema de saúde do Lindoia à comunidade também foi prestigiada pelos secretários de Assistência Social, Luiz Eduardo Longaray, e de Administração e Recursos Humanos, Abel Dourado, além da equipe da Saúde, do representante da Superintendência de Serviços Penitenciários, Hamilton Martins, dos vereadores José Paulo Benemann (PSDB) e Fabrício Tavares (PSD), e comunidade.  


 

Tags

ubai, lindoia, urgência/emergência

Carregando 0%
Carregando 0%