ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Assistência Social

SAS inicia encontros para pessoas em situação de vulnerabilidade

O primeiro de sete encontros foi realizado com as famílias do Cras Fragata

Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 08-06-2020 | 17:53:51

Foi realizado, na tarde desta segunda-feira (8), o primeiro encontro virtual para pessoas em situação de vulnerabilidade social, para as famílias do Fragata. Até o próximo dia 18 serão realizados sete encontros, um em cada Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e um na zora rural.  

A participação presencial será limitada para entre três e dez usuários, dependendo do tamanho do espaço disponível, para que se possa garantir o distanciamento social recomendado pelas autoridades de saúde e prevenir a proliferação do novo coronavírus. Os demais usuários e técnicos participarão por meio de plataformas virtuais disponibilizadas pelo Cras.

Fotos: Divulgação

Nos encontros, os usuários receberão informações sobre prevenção e proteção ao coronavírus, orientações sobre o auxílio emergencial e outros serviços da assistência social.  

Apesar de os locais de referência dos encontros serem os Cras, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e outras instituições, a proposta é que os participantes dos encontros sejam disseminadores das informações nas suas comunidades.
A ação foi idealizada e executada por docentes e técnicas da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Secretaria de Assistência Social (SAS), Secretaria de Saúde (SMS), Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal da Saúde, Cáritas, e a Arquidiocesana, vinculada ao Comitê Popular de Enfrentamento ao Coronavírus (Compovo), que avaliam que a pandemia precisa ser enfrentada com esforços públicos e da sociedade em geral.

A atividade desta segunda-feira (8) contou com a participação de representantes da UBS Dom Pedro, UBS Guabiroba, agentes de saúde e padres. A coordenadora do Departamento de Proteção Básica da SAS, Raquel Nebel Moraes, diz que teve bastante interação dos usuários que pediram novos encontros com temas como saúde mental em tempos de pandemia, e a equipe já começa a pensar na continuidade. As usuárias receberam lembrancinhas com uma máscara.

Confira os próximos locais e busque mais informações com o Cras da sua região (na zona rural, o contato é a Emater):

9/6 – Três Vendas

10/6 – São Gonçalo

15/6 – Areal

16/6 – Centro

17/6 – Colônia Z3

18/6 – Zona Rural.  

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal Whatspel. 

Carregando 0%
Carregando 0%