ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Sanep

Sanep promove blitz voltada à educação ambiental

A atividade, em parceria com a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, leva orientações ao público sobre a importância da reciclagem e do descarte correto de materiais

Por Renata Ávila 26-03-2024 | 16:07:01

O Sanep, em conjunto com a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (STT), realizou, nesta terça-feira (26), atividade alusiva ao Dia Internacional do Resíduo Zero, com objetivo de conscientizar a população para redução na geração e importância do descarte adequado de resíduos sólidos. Coordenada pelo Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento (Neas) da autarquia, a iniciativa, intitulada Blitz Ambiental: Dia do Resíduo Zero, alcançou 300 motoristas que passavam pela avenida Fernando Osório no bairro Três Vendas.

Sanep promove blitz voltada à educação ambiental. Fotos: Luana Medeiros e Renata Ávila. 

Comemorado em 30 de março, o Dia Internacional do Resíduo Zero tem o intuito de valorizar a importância da promoção de hábitos de consumo e produção sustentáveis e o combate ao desperdício de materiais. Para a coordenadora do Neas, Daiane Dias, esse trabalho de educação ambiental é essencial para informar a sociedade, principalmente, em relação à importância da reciclagem.

“Mesmo com a coleta seletiva em toda a cidade, quando os resíduos chegam às cooperativas nem todos estão separados de forma adequada, o que acarreta em desperdício de recursos. A nossa preocupação também é conscientizar as pessoas, porque se o resíduo for separado de forma adequada, nas cooperativas o material vai ser melhor aproveitado, o que gera emprego e renda para muitas famílias que vivem da reciclagem”, pontua.

Como você pode contribuir para a redução de resíduos?

-Redução na fonte: compre só o que for consumir, evite o excesso de embalagens e o desperdício.

-Reutilização: dê novos usos aos materiais antes de descartá-los.

-Reciclagem: separe corretamente os materiais recicláveis. Bastam dois cestos ou sacos - um para os resíduos orgânicos e rejeitos, outro para os recicláveis.

-Coleta Seletiva: conheça os horários que o caminhão da coleta seletiva passa na sua rua. Utilize os pontos de coleta disponíveis na cidade. Pelotas conta com quatro Ecopontos e seis cooperativas que recebem materiais recicláveis.

-Descarte adequado: procure saber como e onde descartar os diferentes tipos de resíduos, como pneus, lâmpadas, pilhas, baterias, eletrônicos, medicamentos, entre outros.

-Educação Ambiental: conscientize-se e compartilhe conhecimento.

Quais os serviços de coleta disponíveis em Pelotas?

No município, contamos com as coletas orgânica, tanto domiciliar quanto conteinerizada, e seletiva. Confira informações mais detalhadas sobre dias e horários de coleta, materiais recebidos nos Ecopontos, com respectivos endereços e horários de funcionamento e sobre o passo a passo e locais de descarte do projeto Óleo Sustentável.

Tags

Sanep, Educação Ambiental, Dia Internacional do Resíduo Zero, Neas, Secretaria de Transporte e Trânsito

Carregando 0%
Carregando 0%