ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Retomada do comércio no Pop Center é tema de reunião no Paço Municipal

Prefeita irá avaliar propostas de vereadores relativa à retomada efetiva das atividades na área interna do shopping de comércio popular a partir da próxima semana

10-06-2020 | 18:43:49

Um grupo de vereadores foi recebido na tarde desta quarta-feira (10) pela prefeita, Paula Mascarenhas, para discutir o prazo de permanência dos permissionários do Pop Center na área externa do local, que se encerra no próximo domingo (14). Durante a reunião, gestora municipal apresentou aos parlamentares o Decreto Municipal número 6.281 que definiu a retomada das atividades do comércio popular, assim como esclareceu a intermediação das tratativas entre os empresários e os trabalhadores sobre o valor do aluguel das bancas.

A comitiva liderada pelo presidente da Câmara de Vereadores, José Sizenando (DEM), composta pelos vereadores Enéias Clarindo (PSDB), José Paulo Benemann (PSDB), Reinaldo Elias (PSD), Ademar Ornel (DEM), Marcus Ferreira (PTB) e Ivan Duarte (PT), informou à chefe do Executivo que permissionários do Pop Center teriam procurado alguns parlamentares para solicitar uma ampliação do período de permanência do comércio na área externa do prédio, para o fim de junho.  

A prefeita falou que a retomada das atividades foi amplamente discutida pelos integrantes do Comitê de Crise, entre eles, especialistas da área da saúde, e foi concluído que o retorno ao prédio seria mais seguro que a permanência dos trabalhadores na rua.  

"Criamos um protocolo de funcionamento, assim como foi criado para outros locais de comércio da cidade. Iremos fiscalizar e vamos cobrar dos administradores do Pop Center que as normas - entre elas o limite de pessoas dentro do prédio, o uso de máscaras, a disponibilização de álcool gel -, sejam cumpridas. Hoje o que estamos vendo é aumentar a aglomeração e corremos o risco de perder uma conquista da cidade, que é ter um local para esse tipo de comércio, além de não ser seguro para a saúde das pessoas", argumentou a prefeita.

Prefeita falou sobre o protocolo de retomada das atividades do Pop Center - Foto: Michel Corvello

Veja mais:

+Prefeita media negociação entre gestores e permissionários do Pop Center

Paula também lembrou que mediou uma negociação sobre o valor do aluguel das bancas. A chefe do Executivo propôs que os permissionários aceitem a proposta dos empresários relacionada à isenção do período em que o local esteve fechado e o pagamento do valor semanal - com descontos decrescentes até o mês de setembro, quando retornariam à mesa de negociação. 

Após ouvirem a prefeita, parte dos legisladores presentes afirmou concordar com a retirada das bancas improvisadas e a retomada do trabalho dentro do Pop Center, na próxima segunda-feira (15). Mesmo assim, a prefeita disse que avaliará o pedido dos permissionários feito aos vereadores.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal Whatspel. 

 
  

Tags

camelôs, permissionários, coronavírus, protocolo, saúde, comércio

Carregando 0%
Carregando 0%