ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Repasse escasso de doses do governo federal força Prefeitura a suspender a vacinação de idosos

Apenas 10% do total esperado de doses da vacina contra a Influenza foi enviado ao município nesta quarta (25)

25-03-2020 | 17:06:14

O segundo lote da vacina contra a Influenza (gripe) chegou a Pelotas na tarde desta quarta-feira (25) e deveria ser destinado ao começo da imunização dos idosos. Mas das 20 mil doses aguardadas pelo município, a exemplo da primeira remessa, apenas duas mil foram enviadas pelo Ministério da Saúde. A situação fez com que a Prefeitura suspendesse a vacinação dos idosos.

Surpreendida pelo número reduzido de doses encaminhado para Pelotas, a prefeita Paula Mascarenhas resolveu adiar a vacinação até a chegada de um novo lote com quantidade suficiente para atender a população com idade acima dos 81 anos - primeira faixa etária das três etapas de vacinação para idosos no município. Em Pelotas a proteção dos idosos contra a gripe foi planejada em três etapas, por faixas etárias, sendo que a primeira ocorreria a partir desta quarta-feira.

A prefeita esclareceu que a imunização para os idosos só foi confirmada porque havia informação do governo federal sobre o envio de um número satisfatório de vacinas, ou seja, que atendesse o público alvo dessa fase da campanha. 

"O governo federal anunciou a antecipação da vacinação para o dia 23 de março em resposta ao coronavírus, mas criou com isso uma enorme expectativa na sociedade e nos governos e depois não consegue cumprir", explica Paula, que não escondeu a insatisfação em ter que anunciar a suspensão da vacinação dos idosos e pedir que aguardem em casa a chegada de um novo lote.

As duas mil doses recebidas hoje na cidade, serão aplicadas apenas em profissionais da área da saúde que ainda não haviam sido imunizados contra a gripe e serão estratégicos no atendimento de possíveis pacientes infectados pelo coronavírus. "Enquanto não tivermos todas as vacinas nas Unidades Básicas de Saúde, em quantidade capaz de imunizar os idosos, não iremos retomar a vacinação em Pelotas", garantiu a prefeita.

Tags

saúde, vacinas, suspensão, idosos, repasse, governo federal, gripe

Carregando 0%
Carregando 0%