ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Fazenda

RefisPel permite parcelamento ou anistia de multa e juros

Quitação de dívidas de tributos é facilitada por lei. Cerca de R$ 12 milhões serão recuperados

Por Joice Lima 13-04-2018 | 19:04:10

      A Câmara Municipal aprovou, na quinta-feira (12) passada, o projeto de lei proposto pela Prefeitura para a instituição do Programa de Regularização Fiscal – RefisPel 2018 Fique em dia com Pelotas. Na prática, significa que os contribuintes que têm dívidas de tributos (IPTU e ISSQN) ou outras taxas (referentes à Qualidade Ambiental, Mobilidade Urbana, entre outros) poderão pagar em cota única com anistia de 100% de multas e juros moratórios ou parceladas em até 120 vezes. O percentual de desconto dos juros varia conforme o parcelamento.

Foto: Gustavo Mansur

      A prefeita Paula Mascarenhas publicará uma portaria, na próxima semana, determinando a data de início do programa: 21 de maio. O RefisPel terá duração de dois meses, e poderá ser prorrogado por mais dois. O secretário da Fazenda (SMF), Jairo Dutra, diz que a Secretaria começa a preparar a estrutura para fazer o atendimento, uma vez que espera uma enorme procura. Ele destaca que essa é uma grande oportunidade para que as pessoas ponham em dia suas contas com o Município devido ao fato de ser possível parcelar, mesmo valores pequenos, em até dez anos.

“É bom para os dois lados, pois dá condições para que as pessoas limpem seus nomes nos cadastros e, ao mesmo tempo, consiste em importante fonte de ingressos de recursos no tesouro”, analisa Dutra.      
Foto: Gustavo Mansur

      Equipe da SMF estima que serão recuperados cerca de R$ 12 milhões em valores atrasados. A maior representatividade é referente a dívidas de IPTU. Dutra recorda que, caso o contribuinte deixe de pagar as parcelas ou atrase novos pagamentos, ele retornará ao cadastro de inadimplentes.

Alternativas para pagamento das dívidas:

Redução dos juros e multas moratórias: 100% - cota única

Redução dos juros e multas moratórias: 80% - Número de parcelas: 24

Redução dos juros e multas moratórias: 70% - Número de parcelas: 48

Redução dos juros e multas moratórias: 60% - Número de parcelas: 90                                                           

Redução dos juros e multas moratórias: 50% - Número de parcelas: 120

      Para todas as modalidades será exigido o pagamento inicial de 5% do total da dívida, após o devido desconto e conforme o parcelamento escolhido. O último Refis em Pelotas ocorreu há seis anos.

      Confira a galeria completa de fotos da reportagem neste link do Flickr da Prefeitura.

Tags

refispel, quitação, dívida, iptu, issqn, anistia de 100%, pagamento único, parcelamento em 120 vezes

Carregando 0%
Carregando 0%