Prazo foi estendido em uma semana. Agora, interessados têm  até o dia 30 para fazê-las no Comdica

Prorrogadas as inscrições à eleição de conselheiros tutelares

Prazo foi estendido em uma semana. Agora, interessados têm até o dia 30 para fazê-las no Comdica
Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 23-04-2019 | 12:06:15
Tags: conselho tutelar , casa dos conselhos , conselheiros , criança , adolescente

Os interessados em se inscrever no processo eleitoral do Conselho Tutelar, que definirá 30 integrantes para atuação em Pelotas entre 2020 e 2024, ganharam mais uma semana. O novo prazo final é dia 30 de abril. A inscrição deve ser feita pessoalmente na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), na rua Três de maio, 1.060, de segunda a sexta-feira, sempre das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h.

Fotos: Michel Corvello

O processo é composto por prova objetiva eliminatória e posterior pleito, em que concorrem os aprovados. Poderão participar da votação, que será dia 6 de outubro, todos os eleitores de Pelotas. O voto é direto, secreto e facultativo. A posse dos eleitos ocorrerá no dia 10 de janeiro de 2020.

O Conselho Tutelar é uma entidade permanente e autônoma, responsável por trabalhar pela garantia dos direitos da criança e do adolescente, baseado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), lei que em 2019 completa 29 anos. Aos conselheiros é exigida dedicação exclusiva, ou seja, não poderá exercer nenhuma outra atividade remunerada, enquanto estiver na função. O trabalho prevê atuação aos finais de semana, feriados, e em qualquer horário do dia ou da noite, de acordo com a necessidade. A remuneração do conselheiro é de R$ 3.944,86 mensais.

Para concorrer, é necessário que o candidato tenha reconhecida idoneidade moral do Comdica; idade igual ou superior a 21 anos até a data da posse; residir em Pelotas; ter, no mínimo, Ensino Fundamental completo; avaliação psicológica atestando a capacidade ao trabalho a ser realizado no cargo, emitido por psicólogo; estar ciente das características do regime de trabalho com dedicação exclusiva; entre outros. O processo será fiscalizado pelo Ministério Público e Tribunal Eleitoral.

O edital completo está disponível na página da Prefeitura.

Notícias Relacionadas

Plenária Festiva celebra o Mês da Pessoa Idosa

Plenária Festiva celebra o Mês da Pessoa Idosa

Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa começa em Pelotas

Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa começa em Pelotas

Conselho para pessoas com deficiência divulga contatos

Conselho para pessoas com deficiência divulga contatos