ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Pronto Socorro oferece novo espaço para acolhimento de pacientes

Usuários são atendidos agora em área revitalizada pela Mão de Obra Prisional, que disponibiliza exame de eletrocardiograma

04-02-2019 | 15:45:06

Desde janeiro deste ano, o Pronto Socorro de Pelotas (PSP) conta com uma nova estrutura voltada ao acolhimento de pacientes que chegam à unidade. Com a requalificação do espaço pelo Mão de Obra Prisional (MOP) – projeto do Pacto Pelotas pela Paz – o novo local, sediado também na recepção do prédio, oferece agora um atendimento unificado, em área maior, mais iluminada e próxima da entrada de emergência.  

Novo espaço para o acolhimento unifica atendimento e qualifica o serviço no PSP. Fotos: Marcel Ávila

Como novidade do serviço, a disponibilidade de realizar exame de eletrocardiograma, o ECG (aparelho que avalia o ritmo dos batimentos cardíacos), durante o acolhimento, destaca a diretora administrativa do PSP, Suelen Arduin. Ela acrescenta que a oferta do ECG qualifica o atendimento para os pacientes que chegam com dores no peito, por exemplo, e antes precisavam se deslocar para outras salas do prédio.  

A diretora também aponta que as mudanças no Pronto Socorro são gradativas, conforme o andamento das obras de requalificação. A próxima consiste na mudança do fluxo de atendimento prestado aos usuários que chegam pela emergência, em ambulâncias: em breve, estes também passarão pelo processo de acolhimento para serem classificados de acordo com a gravidade.

“Isso vai evitar que um paciente com menor risco de vida seja priorizado em relação aos que podem demandar mais urgência, já que, até então, todos que acessam a unidade pela emergência são considerados como casos ‘vermelhos’”, explica Suelen.  

A diretora assinala, ainda, que o antigo espaço utilizado pelo setor também recebe a requalificação assinada pelo Mão de Obra Prisional. O local (à direita de quem entra na unidade) é revitalizado atualmente por quatro apenados, que executam trabalhos de pintura, colocação de piso e porcelanato nas paredes.

Apenados do projeto Mão de Obra Prisional requalificam área destinada antigamente ao Acolhimento do PSP. Fotos: Marcel Ávila

Acolhimento

Como diz o nome, o setor é responsável por acolher quem procura o atendimento do Pronto Socorro e por classificar a gravidade da situação – de acordo com protocolos clínicos já estabelecidos – nas cores vermelho, amarelo, verde e azul (sendo ‘vermelho’ os casos considerados de emergência, necessitando de atendimento imediato). Esta é a primeira etapa da assistência prestada no espaço, que inclui aferição dos sinais vitais e conversa com o paciente, a fim de compreender o que motivou sua ida à unidade.

MOP

O Mão de Obra Prisional integra as oportunidades de ressocialização do programa Segunda Chance, do Pacto. No PSP, apenados trabalham atualmente para revigorar o prédio, que já teve a Ala Pediátrica totalmente reformada e parte do mobiliário renovado a partir da mão de obra prisional. O projeto, que atua em Pelotas há mais de três anos, assina a entrega da 24ª unidade de saúde revitalizada, nesta terça-feira (5) – a UBS Balsa.

Tags

pronto socorro de pelotas, acolhimento, mão de obra prisional, pacto pelotas pela paz

Carregando 0%
Carregando 0%