ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Profissionais da saúde realizam treinamento para Covid

Médicos e enfermeiros que atenderão pacientes adultos realizam simulações

27-05-2020 | 08:40:44

Atualmente referência no tratamento a crianças com sintomas de síndromes gripais, o Centro de Atendimento a Síndromes Gripais (Centro Covid) da Prefeitura de Pelotas se prepara para começar a atender também pacientes adultos, para centralizar o atendimento a pessoas com possíveis sintomas de Covid-19. 

Para prestar um serviço de qualidade à população pelotense, o Laboratório de Simulação da UCPel em parceria com o Hospital Escola da UFPel, está realizando o treinamento de procedimentos do novo coronavírus para profissionais da saúde que estão em fase de contratação pelo Município. 

Coordenado pelas professoras da UCPel, Ana Cristina Kraemer e Samanta Maagh, e da UFPel, Marina Bainy, 13 médicos e três enfermeiros passam por três fases de preparatório para lidar com os pacientes que procurarem os serviços do Centro Covid, localizado na avenida Bento Gonçalves, 4.590. A primeira fase foi realizada em plataforma virtual, onde os profissionais de saúde assistiram vídeos de procedimentos da Covid-19 e protocolos de atendimento, realizados por Marina, na última semana.

Oficina de habilidades durou três dias – Foto: Divulgação/SMS

Na segunda-feira (25) foi finalizada a segunda fase do treinamento, quando as professoras da UCPel realizaram oficinas de habilidades para atendimento, como paramentação, acesso à via aérea através de entubação, máscara laríngea, todas realizadas em um manequim. Nesta terça-feira (26), começou a terceira fase do treinamento, que se encerra na próxima sexta-feira (29), data em que será montada uma barraca com estudantes de Enfermagem e atores como pacientes para atendimento de triagem e também simulação de atendimento nas salas chamadas amarela e vermelha, local para o qual pacientes em estado grave são encaminhados.

Para a secretária municipal de Saúde, Roberta Paganini, a capacitação é fundamental para a formação de equipes preparadas para o enfrentamento da pandemia. “Estamos tendo dificuldade para montar equipes preparadas e capacitadas para a Covid-19 e é uma grande satisfação capacitar estes profissionais não só para Pelotas, como também para o mundo”, destacou a secretária. 

  Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal Whatspel.  

Tags

treinamento, saúde, covid-19, coronavírus, médicos, enfermeiros

Carregando 0%
Carregando 0%