ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Prefeitura e UFPel tratam sobre Pontal da Barra

A prefeita Paula Mascarenhas sugeriu a criação de um comitê gestor para administrar a proposta de criação de uma Unidade de Conservação no local

30-05-2018 | 18:38:16

      Na tarde desta quarta-feira (30), a prefeita Paula Mascarenhas e o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pedro Curi Hallal, reuniram-se para tratar sobre a região do Pontal da Barra e a possibilidade de criar uma Unidade de Conservação (UC) no local. 

Fotos: Gustavo Vara

      Desde outubro de 2017, um grupo de trabalho da Universidade trabalha na discussão do assunto e na formulação de um relatório com dados e análises que embasam a proposta. Como argumentos favoráveis à criação da UC, a UFPel aponta a preservação ambiental e arqueológica da área, além da relevância turística para o município e o compromisso de exercer atividades de ensino e pesquisa acadêmica.

      “Proponho a criação de um comitê gestor interdisciplinar, que reúna técnicos da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) e da UFPel para administrar a questão e compartilhar informações. A princípio, somos favoráveis à proposta, mas precisamos estudá-la a partir desta comissão”, sugeriu a prefeita.  

      O reitor se posicionou a favor da criação do comitê e também sugeriu que técnicos da SQA acompanhem os encontros do grupo de trabalho já em vigor da UFPel, afirmando que todos serão bem-vindos. Técnicos da Embrapa e da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado também participam das reuniões.

      O Pontal da Barra é uma extensa região formada pelos banhados, dunas e matas da várzea do Canal São Gonçalo, entre a Lagoa dos Patos e as margens do Arroio Pelotas. O relatório formulado pela UFPel explica que a área abriga diversas espécies endêmicas (animais ou vegetais que por características básicas não são encontrados em qualquer outro ambiente natural) e ameaçadas de extinção, além de vestígios materiais de culturas pregressas e de desempenhar serviços ambientais - como, por exemplo, o equilíbrio hidrológico adjacente.

      Acompanharam a reunião o vice-prefeito Idemar Barz; os secretários de Qualidade Ambiental, Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana e Planejamento e Gestão, Felipe Perez Fernandez, Jacques Reydams e Paulo Morales, respectivamente; o assessor especial e chefe de gabinete interino do gabinete da prefeita, Fábio Machado; e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFPel, Otávio Martins Peres.

Unidades de Conservação

      Unidade de Conservação é como denomina-se uma área natural ,que pode ser protegida por suas características especiais, com o objetivo de preservar a representatividade de porções significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações, habitats e ecossistemas do território nacional e das águas jurisdicionais, preservando o patrimônio biológico existente. As UCs são criadas por meio de ato do Poder Público, após a realização de estudos técnicos nas áreas propostas.

Tags

pontal da barra, unidade de conservação, qualidade ambiental, ufpel, comitê gestor

Carregando 0%
Carregando 0%