ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Assistência Social

Prefeitura doa 200 máscaras para pescadores da Z3

Ação do Centro de Referência de Assistência Social Z3 ocorreu esta semana na comunidade

17-07-2020 | 16:11:33

Nesta semana, a Prefeitura de Pelotas, via Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Z3, promoveu a ação de entrega de máscaras para a comunidade da Colônia Z3, com foco nos trabalhadores das peixarias e pescadores artesanais da localidade. As proteções faciais foram doadas ao Cras pelo projeto Máscaras Cuidativas, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). No total, foram 200 máscaras de tecido distribuídas em 11 peixarias.

Fotos: Divulgação.
“Desde o início da pandemia, já distribuímos cerca de 1.900 máscaras. Destas, 400 foram da Unidade Cuidativa e, as demais, confeccionadas pelo Projeto Ateliê do Cuidado: Pescadoras de Vida”, informou a terapeuta ocupacional do Cras Z3, Leticia Duarte.

Essa foi a segunda remessa repassada pelo projeto Cuidativas para atender a Colônia Z3. Na primeira entrega, foram 200 máscaras de tecido para a Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade. No “Dia D”, realizado em junho, quando 10 mil máscaras foram doadas em todo o Município, a Colônia de Pescadores também foi beneficiada.  

Pescadoras de Vida

Na sede do Cras Z3, a sala onde se desenvolviam, antes da pandemia, projetos de socialização com a população, transformou-se em uma minioficina de costura, onde servidoras e moradoras voluntárias confeccionam máscaras de tecido para doação às famílias em vulnerabilidade. As integrantes do projeto, chamado de Ateliê do Cuidado: Pescadoras de Vida, costuram as máscaras e participam de ações de entrega na região de abrangência do Cras, que envolve o Laranjal, Balneário dos Prazeres, Pontal da Barra, Z3 e arredores.  

Foto: Divulgação.
“Sinto-me útil em confeccionar as máscaras. A gente vê a comunidade de pescadores desprotegida, e muitos não acreditam que o vírus está ai. Nasci e cresci nesta Colônia. Sempre gostei de ajudar o próximo, mas agora quem se sente ajudada sou eu”, conta Vânia Batista, voluntária do projeto Pescadoras de Vida.

Em torno de 1.500 máscaras de tecido foram criadas pelo Atêlie e distribuídas entre os usuários do Cras, as funcionárias e outros setores da Secretaria de Assistência Social (SAS) e comunidade da Colônia Z3. O projeto Máscaras Cuidativas doou tecido e elástico para que mais peças pudessem ser confeccionadas.  

“O trabalho é uma grande rede de solidariedade, e não apenas ajuda quem necessita do equipamento de proteção, como também serve de motivação para as pessoas em isolamento social, que estão com o tempo ocioso”, completa Letícia.

Doações de tecidos de algodão, TNT, elásticos e linhas que serão utilizados na produção das máscaras podem ser feitas no Cras Z3, na rua Almirante Raphael Brusque, 113, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, ou combinadas pelo e-mail z3crasscfv@gmail.com ou pelo telefone (53) 3227-0465.

Saiba mais

'Dia D' do projeto Máscaras Cuidativas distribui 10 mil unidades do EPI  

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

cras z3, máscaras cuidativas, pandemia, pescadoras de vida

Carregando 0%
Carregando 0%