
Prefeitura assina contrato para reforma do Cras São Gonçalo
Nessa segunda-feira (8), a prefeita Paula Mascarenhas assinou o contrato para início das obras de reforma do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Gonçalo, no Navegantes. A solenidade de oficialização do acordo foi realizada nas dependências do Centro, sob os olhares atentos de dezenas de usuárias do serviço.
Centro é referência para quase três mil famílias - Fotos: Gustavo Vara
Aproximadamente R$ 280 mil em recursos próprios da Prefeitura serão investidos na revitalização do espaço, que hoje é referência em assistência social para quase três mil famílias dos bairros Navegantes, Balsa, Ambrósio Perret, Fátima, Cruzeiro do Sul, Marina Ilha Verde e Umuharama. A recuperação do prédio, construído há mais de 30 anos, será feita pela Hook Engenharia e Construção.
A obra deve durar dez meses e será feita seguindo um cronograma, para que o local não deixe de atender a população.
“Estava na hora de adequar o Cras São Gonçalo e fazer o prédio refletir o trabalho que é feito aqui”, disse a prefeita, destacando a dedicação da equipe que atua no Centro, onde a comunidade encontra grupos de convivência e atividades diversas.
O Cras é gerido pela Secretaria de Assistência Social, que acompanhou a assinatura. "Durante muitos anos, vimos um movimento de fechamento de portas aqui no Centro. Conforme a estrutura ia se deteriorando, íamos fechando salas. Agora vamos fazer o contrário, abrir novos espaço e oferecer mais qualidade à comunidade", afirmou o secretário da SAS, Luiz Longaray.
Segundo a coordenadora de Proteção Básica da Secretaria, Raquel Moraes, com a reforma, o Cras deve dobrar as vagas oferecidas atualmente, principalmente para as crianças.
Centro da juventude
Na ocasião, Paula aproveitou para visitar as obras do novo Espaço de Referência para Juventude, que deve ser inaugurado em breve. A ação integra o Banco de Oportunidades e visa capacitar e profissionalizar jovens da periferia e, em contrapartida, prevenir a violência no Navegantes.
A ideia é que acadêmicos ministrem cursos e oficinas gratuitos, agregando ao currículo dos alunos por meio de certificados. O núcleo do Cras São Gonçalo funcionará como um projeto-piloto e a expectativa já é de expansão: para o Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Dunas e para o Cras Getúlio Vargas.
Notícias Relacionadas

Cadastro Único passará por manutenção nesta sexta-feira

Theatro Sete de Abril abre as portas para o aniversário de Pelotas

Conab entrega 13,8 toneladas de alimentos a famílias de Pelotas

Prefeito participa da assinatura de acordo da UFPel com o Museu do Hip-hop