ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Semana da Mulher

Prefeita vistoria obras do programa #ObraNoBairro

Regiões da Bom Jesus, Dunas e Obelisco são beneficiadas e oferecem acesso pavimentado de ligação entre zona norte, Areal e Laranjal

Por Tânia Magalhães 29-05-2020 | 13:45:48

Com colaboração de Paulo Ienczak

A manhã desta sexta-feira (29) foi marcada pela visita da prefeita Paula Mascarenhas às obras viárias na Bom Jesus, no Dunas e no Obelisco. As intervenções nas ruas Manoel Antônio Peres, Jornalista Guerreiro Vitória (rua 29) e Mário Peiruque estão inseridas no programa #ObraNoBairro, que define investimentos, principalmente em infraestrutura, até o final deste ano. As melhorias consolidarão percurso todo pavimentado entre a zona norte, Areal e Laranjal.

Paula inspeciona intervenções, nas regiões da Bom Jesus, Dunas e Obelisco – Fotos: Gustavo Vara

A prefeita esteve acompanhada pelo secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho, e pelo fiscal da obra, engenheiro Marcos Tormen. Populares interagiram com a chefe do Executivo pelotense. 

“Assim como nas casas das pessoas, nas quais se vai melhorando uma coisa de cada vez, a Prefeitura não consegue asfaltar e requalificar todas as ruas da cidade ao mesmo tempo, mas, aos poucos, vamos recuperando, avançando, e tem muita coisa boa acontecendo”, observou Paula Mascarenhas.

Ações incentivam moradores

Morador há 29 anos no local, Luciano Atêncio afirmou que o investimento na qualidade da via incentiva inclusive os moradores a realizarem benfeitorias em suas residências. “Muitos não se importavam em investir em obras nas suas casas, mas, agora, com a rua renovada, o pessoal está vendo vantagem em melhorar, valorizar as moradias”, assinalou. 

Jurema Caldeira, também moradora da Manoel Antônio Peres, o andamento das melhorias na via, que está com 99% da requalificação completa. “Está muito boa a pavimentação; estão de parabéns, mas ainda temos alguns problemas com a drenagem, em dias que chove muito, que poderiam ser resolvidos”, comentou a moradora. A prefeita vistoriou o local, na esquina com a rua Teotônio Vilela, e disse que vai providenciar análise da demanda. “Encaminharemos para o setor responsável verificar uma solução”, respondeu Paula. 

Jurema conversou com a prefeita e elogiou a requalificação – Foto: Gustavo Vara

Execução do projeto no Dunas

A rua Manoel Antônio Peres, no Dunas, passou por intervenções em 320 metros, entre as ruas Jornalista Guerreiro Vitória e Teotônio Vilela. O trecho foi nivelado, ganhou nova base, meios-fios e pavimentação asfáltica, além de ondulação transversal para disciplinar a velocidade do trânsito, e sinalização.

A execução do projeto está a cargo da Construtora Pelotense, e inclui a rua Jornalista Guerreiro Vitória (também conhecida como rua 29), onde o leito foi nivelado, recebeu nova base e pavimentação com material asfáltico em Tratamento Superficial Duplo (TSD). O trecho beneficiado é de 220 metros de extensão por seis de largura, entre a avenida Ulysses Guimarães e a rua Manoel Antônio Peres.

As obras são de responsabilidade da Prefeitura, e contam com fiscalização da Secretaria de Planejamento e Gestão. Entre as duas vias, o investimento foi de R$ 345 mil.

Professor Mário Peiruque

A prefeita supervisionou, ainda, a obra da rua Professor Mário Peiruque, onde as equipes estavam atuando, na manhã desta sexta-feira, na esquina com a rua Henrique Canarim. No local, está sendo construída a calçada, junto à parada de ônibus. 

O secretário Ramalho explicou à gestora-chefe do Município que é preciso ter cuidado com o rebaixamento da calçada, para não dificultar o acesso dos moradores às garagens de suas residências. “É importante que, na execução dos projetos, tenhamos o cuidado de garantir a acessibilidade nas vias, para tornar a cidade mais inclusiva”, destacou Paula.

Na rua Professor Mário Peiruque, equipes se dedicavam à construção da calçada – Fotos: Gustavo Vara

Para Ramalho, “a requalificação da rua Professor Mário Peiruque, em andamento, somada à nova pavimentação dos trechos da Jornalista Guerreiro Vitória e da Manoel Antônio Peres, dota a região de percurso qualificado de ligação dos bairros Três Vendas, Areal e Laranjal".

O projeto de requalificação da Mário Peiruque abrange dois quilômetros de extensão. A execução está a cargo da empresa MAC Engenharia Ltda, e as obras estão orçadas em aproximadamente R$ 2,5 milhões, com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Federal. A via está localizada entre a Bom Jesus e o Dunas.

Revitalização completa

Para reduzir o impacto à rotina dos moradores e de usuários da via, a Mário Peiruque foi dividida em dois trechos para execução das obras. O primeiro, entre as ruas José Joaquim Afonso Alves a Leonir Birck, tem 1,3 mil metros de extensão: nele, intervenções estão em andamento. O segundo é de 700 metros, entre a rua Leonir Birk e a avenida Ildefonso Simões Lopes.

A rua Professor Mário Peiruque será contemplada com pavimentação asfáltica, alargamento de pista, passeios públicos, acessibilidade, sinalização viária horizontal e vertical, ciclofaixa, e manutenção dos quebra-molas, para segurança do trânsito e dos pedestres.

Confira as fotos da reportagem no Flickr da Prefeitura.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal Whatspel.

Tags

#obranobairro, vistoria, obras, manoel antônio peres, jornalista Guerreiro Vitória, Mário Peiruque, pavimentação, requalificação, prefeita paula mascarenhas, bom jesus, dunas e obelisco

Carregando 0%
Carregando 0%