Organização do sistema hospitalar para casos de Covid-19 foi a pauta do encontro

Prefeita se reúne com gestores de hospitais de Pelotas

Organização do sistema hospitalar para casos de Covid-19 foi a pauta do encontro
Por Autor desconhecido 06-04-2020 | 18:24:43
Tags: hospital, saúde, coronavirus, leitos, UTI, SUS

Gestores e representantes dos sete hospitais da cidade, Pronto Socorro e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) discutiram, por cerca de duas horas, na tarde desta segunda-feira (6), no Paço Municipal, formas de planejar e estruturar as instituições para o atendimento de possíveis pacientes infectados pelo novo coronavírus. Entre os assuntos discutidos está a possível criação de um grupo para gerir a escala conjunta de profissionais que irão trabalhar nas redes pública e privada durante a pandemia.

Fotos: Gustavo Vara

De acordo com a prefeita Paula Mascarenhas, a proposta deste segundo encontro com a instituições, o primeiro ocorreu na semana passada por videoconferência, é saber como cada uma se propõe a realizar o atendimento dos pacientes diante da expansão do contágio do vírus. 

"A nossa ideia, pelo menos no início, é separar os hospitais conforme o atendimento a ser prestado àqueles que irão receber pacientes Covid-16 e aos que irão manter os demais serviços, mas isso depende da capacidade de cada instituição", explicou a prefeita. 

Paula destacou que o Município não está preocupado apenas com os contaminados pelo coronavírus, mas também com os acometidos por outras doenças que precisam seguir tratamento e com aqueles que ficarem doentes neste período.

O Hospital Escola da UFPel e o Centro de Atendimento a Síndromes Gripais, que ainda não entrou em funcionamento, já são apontados como referências na rede pública para a internação de pacientes com o novo coronavírus. 

Veja mais:

+Prefeita conversa com gestores dos hospitais de Pelotas sobre ações de enfrentamento ao coronavírus

Os gestores também discutiram a forma de pagamento das Autorizações de Internação Hospitalar (AIH) que podem ser geradas no possível atendimento de pacientes SUS na rede privada.

Equipes

Outro ponto estudado pelo grupo é a necessidade de se criar uma comissão para gerir a escala de profissionais. "Precisamos organizar as equipes para termos gente suficiente para a demanda que está por vir e também para evitar que esses profissionais levem o vírus de uma unidade de saúde para a outra", explicou a secretária de Saúde, Roberta Paganini.

A secretária lembrou que o Município quer disponibilizar testes rápidos para esses profissionais, para que sejam monitorados de forma mais ágil e evitem o contágio entre colegas e pacientes.

A prefeita informou que uma primeira turma de médicos, enfermeiros e assistentes de enfermagem, além de servidores da área administrativa, deve ser chamada para compor a escala no Centro de Atendimento a Síndromes Gripais ainda essa semana.

A previsão é de que o grupo de gestores hospitalares volte a se reunir com a prefeita ainda essa semana.

Não caia em fake news

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram , Twitter e canal WhatsPel.

Notícias Relacionadas

Vigilância Sanitária apreende mercadorias em macro atacado

Vigilância Sanitária apreende mercadorias em macro atacado

Prefeitura alerta para a baixa procura por vacinação

Prefeitura alerta para a baixa procura por vacinação

Pelotas registra novos casos de dengue nesta semana

Pelotas registra novos casos de dengue nesta semana

Prefeitura vacina contra HPV no Ruas do Lazer

Prefeitura vacina contra HPV no Ruas do Lazer