ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Prefeita se reúne com gestores de hospitais de Pelotas

Organização do sistema hospitalar para casos de Covid-19 foi a pauta do encontro

06-04-2020 | 18:24:43

Gestores e representantes dos sete hospitais da cidade, Pronto Socorro e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) discutiram, por cerca de duas horas, na tarde desta segunda-feira (6), no Paço Municipal, formas de planejar e estruturar as instituições para o atendimento de possíveis pacientes infectados pelo novo coronavírus. Entre os assuntos discutidos está a possível criação de um grupo para gerir a escala conjunta de profissionais que irão trabalhar nas redes pública e privada durante a pandemia.

Fotos: Gustavo Vara

De acordo com a prefeita Paula Mascarenhas, a proposta deste segundo encontro com a instituições, o primeiro ocorreu na semana passada por videoconferência, é saber como cada uma se propõe a realizar o atendimento dos pacientes diante da expansão do contágio do vírus. 

"A nossa ideia, pelo menos no início, é separar os hospitais conforme o atendimento a ser prestado àqueles que irão receber pacientes Covid-16 e aos que irão manter os demais serviços, mas isso depende da capacidade de cada instituição", explicou a prefeita. 

Paula destacou que o Município não está preocupado apenas com os contaminados pelo coronavírus, mas também com os acometidos por outras doenças que precisam seguir tratamento e com aqueles que ficarem doentes neste período.

O Hospital Escola da UFPel e o Centro de Atendimento a Síndromes Gripais, que ainda não entrou em funcionamento, já são apontados como referências na rede pública para a internação de pacientes com o novo coronavírus. 

Veja mais:

+Prefeita conversa com gestores dos hospitais de Pelotas sobre ações de enfrentamento ao coronavírus

Os gestores também discutiram a forma de pagamento das Autorizações de Internação Hospitalar (AIH) que podem ser geradas no possível atendimento de pacientes SUS na rede privada.

Equipes

Outro ponto estudado pelo grupo é a necessidade de se criar uma comissão para gerir a escala de profissionais. "Precisamos organizar as equipes para termos gente suficiente para a demanda que está por vir e também para evitar que esses profissionais levem o vírus de uma unidade de saúde para a outra", explicou a secretária de Saúde, Roberta Paganini.

A secretária lembrou que o Município quer disponibilizar testes rápidos para esses profissionais, para que sejam monitorados de forma mais ágil e evitem o contágio entre colegas e pacientes.

A prefeita informou que uma primeira turma de médicos, enfermeiros e assistentes de enfermagem, além de servidores da área administrativa, deve ser chamada para compor a escala no Centro de Atendimento a Síndromes Gripais ainda essa semana.

A previsão é de que o grupo de gestores hospitalares volte a se reunir com a prefeita ainda essa semana.

Não caia em fake news

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram , Twitter e canal WhatsPel.

Tags

saúde, hospital, coronavirus, leitos, UTI, SUS

Carregando 0%
Carregando 0%