ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Prefeita responde perguntas da população sobre novo coronavírus

Em transmissão de vídeo ao vivo, Paula falou sobre o aumento dos leitos de UTI e as alterações no Decreto referente à pandemia

18-06-2020 | 14:13:10

A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, realizou, nesta quinta-feira (18), mais uma transmissão de vídeo ao vivo para apresentar as atualizações da semana quanto à Covid-19 e tirar dúvidas da população em relação à situação no Município. Na ocasião, a chefe do Executivo falou sobre o aumento de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacientes com o novo coronavírus e as alterações no Decreto Municipal que reúne questões referentes à pandemia.

Atualmente, a cidade tem 170 casos confirmados, entre os quais 121 são considerados recuperados, 45 isolados e seis internados (quatro de Pelotas e dois de outros municípios da Região Sul). Dos 31 leitos de UTI Covid e dos 58 de enfermarias, estão ocupadas – respectivamente – quatro e duas unidades.

Pelotas, um dos quatro maiores municípios do Estado, segue em 22º lugar em número de registros constatados de contágio no Rio Grande do Sul. Quanto à incidência para cada 100 mil habitantes, continua na 17ª posição, dentre as 20 maiores cidades.

Paula enfatizou: Pelotas é o único município com mais de 200 mil habitantes que não possui morte pelo Sars-CoV-2 – Fotos: Gustavo Vara

Quanto ao mapeamento de casos, 39% dos positivados residem no Centro, 15% no Areal, 12% nas Três Vendas e 11% no Fragata. Além destes, 10% moram no São Gonçalo e Laranjal cada, 2% na Colônia e 1% na Barragem. Segundo a prefeita, por intermédio das medidas de prevenção determinadas nos decretos municipais e da colaboração da comunidade, no que diz respeito ao isolamento social, Pelotas é destaque nacional: até esta quinta-feira, é o único município com mais de 200 mil habitantes que não possui morte pelo novo coronavírus.

“Das 154 cidades do Brasil com este número de população, somos a única que não tem óbito pela Covid; isso é muito importante, mas não podemos relaxar. Existe uma linha tênue entre a relativa estabilidade que nos encontramos e a perda de controle, a qual não queremos que ocorra”, analisou Paula Mascarenhas.

A chefe do Executivo pelotense ainda informou que, nas próximas semanas, haverá aumento do número de leitos de UTI para tratamento da Covid: a Prefeitura decidiu alugar equipamentos para compor 30 leitos, em instalação no Hospital Escola da UFPel (HE-UFPel). “Estamos apostando na segurança; aumentando a nossa capacidade, caso a população precise. Quando a aposta é na vida das pessoas, tem de ser feita”, ressaltou Paula.

Número de testes aumenta

A prefeita ainda apresentou o número de testagem realizada até o momento no município. Mais de 5 mil testes foram aplicados na população, somando-se a pesquisa estadual e a nacional realizada pela UFPel, laboratórios privados e, também, efetuados pelo Municípios, mediante trabalho da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (SMS).

“Na cidade, temos 15,5 testes aplicados para cada mil habitantes, enquanto a média brasileira, em maio, é de 2,2 para cada mil habitantes. No RS, temos 8 testes para cada mil habitantes e também analisamos o Estado de São Paulo, que possui 13 testes para cada mil habitantes, então há um bom número aqui, mas claro que queremos aumentar para controlar a doença”, comparou Paula.

Entre as mudanças no Decreto, prefeita anuncia limitação da quantidade de pessoas por ambiente nas academias e outros locais – Fotos: Gustavo Vara

Alterações no Decreto

Desde o início da pandemia na cidade, a Prefeitura tem concentrado as medidas de prevenção ao novo coronavírus no Decreto 6.267. Durante a videoconferência, a prefeita anunciou algumas alterações para orientar a população em relação às determinações que passarão a valer a partir da segunda-feira (22).

Em locais destinados a práticas esportivas, como academias, o trabalho individualizado passa a ser estabelecido pelo número de pessoas por ambiente: haverá permissão para uma pessoa por 4 metros quadrados, além da flexibilização de esportes em dupla, com distância de, no mínimo, 2 metros entre os praticantes.

Fiscalização atenta

“A ideia é permitir que algumas pessoas possam trabalhar, mas a fiscalização vai estar atenta e atuante. Não permitiremos que assistam jogos, fiquem na volta das quadras; e não podem realizar o tradicional churrasco após a partida; não é o momento para isso, assim como não é para esportes coletivos. Quem for praticar esportes, vai praticar cumprindo as determinações”, limitou a prefeita.

Outra alteração é quanto à prevenção de surto em empresas. “Estamos determinando que, se 30% dos funcionários no mesmo ambiente de trabalho estiverem com Covid-19, vamos fechar o local por 14 dias para controlar os focos que podem vir a acontecer com os demais trabalhadores e contactantes”, analisou Paula.

Confira as fotos da reportagem no Flickr da Prefeitura.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal WhatsPel.

Tags

coronavírus, transmissão de vídeo, Covid-19, aumento de leitos na UTI, alterações nos decretos, casos confirmados, internações, respostas à população, prefeita Paula Mascarenhas

Carregando 0%
Carregando 0%