ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Prefeita recebe integrantes da Aliança Pelotas

Chefe do Executivo comprometeu-se de avaliar pedido do grupo, sobre recurso relacionado à bandeira vermelha, determinada pelo Distanciamento Controlado do Estado para Pelotas

10-07-2020 | 17:30:34

Durante quase três horas, integrantes da Aliança Pelotas - entidade formada por representantes de vários setores da economia local - apresentaram pedidos à prefeita Paula Mascarenhas, relacionados às restrições reeditadas pelo Decreto Municipal 6.288. Entre as pautas do encontro, na tarde desta sexta-feira (10), foi debatida a possibilidade de recurso em relação à bandeira vermelha que, segundo o modelo de Distanciamento Controlado do governo gaúcho, classifica Pelotas em risco alto para o contágio do novo coronavírus.

O coordenador da Aliança Pelotas, Amadeu Fernandes, abriu a reunião falando sobre as dificuldades enfrentadas pelos comerciantes com a paralisação das atividades desde a terça-feira (7), quando passou a valer a bandeira vermelha em Pelotas. A seguir, solicitou à chefe do Executivo o ingresso de recurso, ainda nesta semana, da atual classificação do Município. "Respeitamos a decisão de não recorrer da classificação do Distanciamento nesta primeira semana, mas estamos aqui para restabelecer o diálogo e nosso principal pedido é a possibilidade de a prefeita reavaliar e recorrer, ainda hoje, para os próximos dias", pontuou Fernandes. 

A prefeita informou ao grupo que o protocolo do Estado não possibilita o recurso em um período menor do que de 15 dias - tempo preconizado para a bandeira vermelha em regiões consideradas de alto risco para a propagação da pandemia. 

"Comprometi-me de entrar em contato com o governador para ver se há essa possibilidade. Se houver, irei analisá-la. Isso não quer dizer que tenhamos decidido recorrer. Primeiro, vamos saber se há uma possibilidade", destacou Paula.

Prefeita recebeu grupo de empresários, acompanhada pelo vice-prefeito e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico - Fotos : Rodrigo Chagas

Fiscalizações no comércio

A entidade também apresentou à prefeita algumas ponderações relacionadas à fiscalização do cumprimento do novo decreto. Paula comprometeu-se em alinhar, com os órgãos responsáveis pelas vistorias, as regras para possíveis autuações e até mesmo interdição de estabelecimentos comerciais.

"Eu me comprometi a corrigir os erros, se houve erro. Se algum fiscal não interpretou bem o decreto e aplicou uma sanção incorreta, nós vamos rever e desinterditar o local, mas sabemos que estava havendo muito desrespeito ao decreto", afirmou a prefeita, alertando sobre a importância do esforço coletivo para que todos sejam beneficiados com a retomada das atividades econômicas no menor tempo possível.

Retorno ao Comitê de Crise

Ainda durante a reunião, os empresários demonstraram interesse em se reaproximar do Comitê de Crise - fórum de troca de ideias, criado pela prefeita, para a tomada de decisões relacionadas ao enfrentamento à pandemia -, após terem anunciado a saída no último fim de semana. "Estamos dispostos a retornar ao grupo, assim a prefeita quiser. Mas, também queremos um canal direto de comunicação com a senhora, já que fazemos parte de uma categoria que tem outra interpretação do momento que estamos vivendo", esclareceu o presidente da Aliança Pelotas.

A prefeita manifestou acordo com o retorno da Aliança ao Comitê, e ainda salientou que sempre manteve um canal aberto de diálogo e que este elo permanece. A sugestão dos empresários, de mudar o nome do Comitê, também foi aceita pela gestora municipal. 

"Eles sugeriram a alteração do nome do comitê, e eu concordei. Ao invés de ser Comitê de Crise, passou a Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus. Compartilho da visão deles, de que precisamos ter uma postura mais proativa, mais otimista em relação ao futuro", finalizou Paula.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel

Tags

aliança pelotas, coronavírus, covid, comitê de crise, distanciamento controlado, bandeira vermelha

Carregando 0%
Carregando 0%