Paula garantiu ao Concult a manutenção dos editais  para realização de projetos culturais no município, mesmo com o enfrentamento à pandemia.

Prefeita realiza reunião virtual com membros do Conselho Municipal de Cultura

Paula garantiu ao Concult a manutenção dos editais para realização de projetos culturais no município, mesmo com o enfrentamento à pandemia.
Por Autor desconhecido 22-05-2020 | 16:41:25
Tags: cultura, conselho municipal de cultura, projeto de lei, governo, prefeitura

Uma videoconferência marcou a primeira reunião da Câmara Diretiva do Conselho Municipal da Cultural (Concult) com a prefeita Paula Mascarenhas, na manhã sexta-feira (22). Entre os assuntos discutidos, a retomada da construção do Plano de Cultura Municipal e a aprovação do Projeto de Lei de Emergência Cultural. Durante o encontro a prefeita reafirmou a importância da pasta da cultura para o governo municipal.

O secretário municipal de Cultura, Giorgio Ronna, o presidente do Concult, Fernando Igansi, a vice-presidente, Adriane Silveira, e o secretário do Conselho, Cláudio Rodrigues falaram sobre a necessidade de retomar atividades, mesmo que virtuais, como as conferências de cultura, onde está sendo construído o Plano Municipal de Cultura.

"Precisamos formatar mecanismos que nos proporcionem visibilidade para dialogarmos com a comunidade, além de planejar futuros editais", destacou o presidente.

Prefeita participou de videoconferência do Concult - Foto: Gustavo Vara

PL de Emergência Cultural

A Câmara Diretiva também destacou a importância da aprovação no Congresso Nacional do Projeto de Lei 1075/2020, chamado de Lei de Emergência Cultural, que prevê o repasse de dinheiro para estados e municípios fomentarem três áreas: espaços culturais, editais ou chamadas públicas com contrapartidas sociais, além da possibilidade de crédito em instituições bancárias para ONGS, assessoriais culturais ou empresas do setor. 

"Esse recurso é fundamental, inclusive, para que a cultura não sobreviva apenas da fonte número um, que é o município", lembrou a vice-presidente do Concult, que solicitou à prefeita apoio junto à Secretaria Estadual da Cultura para que o PL seja aprovado.

O secretário Ronna salientou que o dinheiro oriundo da aprovação do PL poderá, também, auxiliar na realização de ações com a construção do "Mapa Cultural de Pelotas", ferramenta que será utilizada no Plano Municipal de Cultura. Ronna destacou, ainda, que hoje Pelotas é um dos poucos municípios que permanece lançando editais na área da cultura, mesmo durante a pandemia. "Estamos com projetos em execução por termos antecipado editais no fim de 2019", informou.

Fundo mantido

A chefe do Executivo destacou a Secretaria da Cultura, incluindo o Concult, como fundamentais no governo municipal. Paula falou do Programa Municipal de Incentivo à Cultura, o Procultura, como uma das ações de valorização dos produtores e artistas locais. A prefeita ainda assegurou que, ao contrário de outros locais do país, Pelotas não utilizará o Fundo do Patrimônio para o enfrentamento ao coronavírus. 

"Vamos usar o fundo só em caso de necessidade. Precisamos promover editais para que os artistas sobrevivam do que sabem fazer, vamos dignificar o trabalho dessas pessoas", disse a gestora municipal que se comprometeu em trabalhar pela aprovação do PL de Emergência e em manter a troca de informações com o Conselho Municipal da Cultura.

Notícias Relacionadas

Prefeitura e Cineplast firmam ordem de serviço da Caixa Cênica do Sete

Prefeitura e Cineplast firmam ordem de serviço da Caixa Cênica do Sete

Futuro Criativo promove formação em produção cultural para jovens

Futuro Criativo promove formação em produção cultural para jovens

Semana de Pelotas traz música, feiras, festa julina e carnaval

Semana de Pelotas traz música, feiras, festa julina e carnaval

Semana de Pelotas leva cinema à Colônia Z3

Semana de Pelotas leva cinema à Colônia Z3