ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Prefeita pede apoio do Iphan para finalizar obras em Pelotas

Em reunião com o presidente da autarquia federal, as obras do Theatro Sete de Abril e a ETA São Gonçalo foram pauta

Por Marina Amaral 26-03-2024 | 16:28:59

A prefeita Paula Mascarenhas reuniu-se, nesta terça-feira (26), com o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, para solicitar o auxílio da autarquia para dar andamento a importantes obras em Pelotas, como a finalização do restauro do Theatro Sete de Abril e a inauguração da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo. A visita ocorreu no Paço Municipal e também teve como objetivo estreitar laços entre Executivo municipal e o órgão do governo federal.

Reunião no Paço Municipal - Fotos: Michel Corvello

A situação do restauro do Sete de Abril foi exposta pela gestora. Paula explicou que, para finalizar todas as etapas previstas no projeto, o Município necessita de recursos para aquisição e instalação dos equipamentos de climatização. Grass, acompanhado pelo superintendente do Iphan no Rio Grande do Sul, Rafael Passos, debateu junto com a prefeita sobre as possibilidades e afirmou que irão avaliar as alternativas para captação de dinheiro para o Theatro.

Outra importante intervenção discutida foi a ETA São Gonçalo, que, conforme explicou a diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, está com as obras finalizadas, apenas aguardando a liberação técnica do Iphan. A importância da nova Estação, que irá aumentar em 50% a oferta de água tratada no município, foi ressaltada pela prefeita. A operacionalização corresponde a uma das maiores obras de infraestrutura de Pelotas, nos últimos anos, cujo projeto é orçado em mais de R$ 50 milhões, com recursos federais e municipais. 

A relação entre a Prefeitura e a autarquia federal foi pauta, bem como a relevância do olhar voltado a Pelotas, que é patrimônio cultural material e imaterial brasileiro. “A cidade avançou muito na questão da preservação do patrimônio e, mesmo sendo uma questão que deve continuar sempre trabalhada, é importante dizer que, nos últimos 25 anos, demos um pulo”, avaliou Paula. Gras reforçou o empenho e atenção em avançar na relação do Iphan com o município. 

Também participaram do encontro o secretário de Cultura, Paulo Pedrozo, a coordenadora de Transparência e Controle Interno, Tavane Krause, e o responsável pelo escritório descentralizado do Iphan em Pelotas, Gilmar Pinheiro.

Tags

iphan, auxílio, obras, theatro sete de abril, eta são gonçalo

Carregando 0%
Carregando 0%