Prefeitos da Azonasul acompanharam apresentação médica e testemunho de gestor municipal sobre  método que utiliza medicamentos no controle e combate do coronavírus

Prefeita participa de videoconferência sobre tratamento precoce para Covid

Prefeitos da Azonasul acompanharam apresentação médica e testemunho de gestor municipal sobre método que utiliza medicamentos no controle e combate do coronavírus
Por Autor desconhecido 13-07-2020 | 15:22:47
Tags: saúde, coronavírus, medicamentos, remédios, tratamento precoce

A prefeita Paula Mascarenhas participou, na manhã desta segunda-feira (13), da reunião virtual dos prefeitos da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul). Desta vez, o tema discutido foi o tratamento precoce para a Covid-19. Além de acompanhar a apresentação sobre a forma como a prática tem sido adotada em outros países e em algumas cidades brasileiras, a gestora municipal falou sobre o posicionamento do Município com relação à disponibilização dos medicamentos para o tratamento de moradores de Pelotas.

O médico urologista, integrante de um grupo gaúcho de profissionais da saúde que tem estudado a aplicação do tratamento precoce para Covid, Luciano Zuffo, explicou aos gestores como a utilização de medicamentos como a Ivermectina, a hidroxicoloroquina e outros antibióticos passaram a fazer parte das ações de enfrentamento e controle da pandemia em casos de pacientes confirmados com a doença. "Temos vários caminhos a seguir, dentro do rigor científico, e evidências de casos de aplicação, como em Detroit, - nos Estados Unidos, onde estudo feito com 2.021 casos confirmados para a doença apontou 71% de redução de mortes após a utilização da combinação de hidroxicoloroquina e azitromicina", destacou.

O médico ainda salientou que o tratamento precoce é diferente da profilaxia - uso do medicamento como preventivo, antes da doença se manifestar. A indicação é que o tratamento precoce ocorra a partir dos sintomas da doença e que seja resultado do que os especialistas chamam de "ato médico". 

"O médico é que tem de dizer se o paciente precisa desse tipo de tratamento, a partir de uma avaliação, muito bem-feita, para que se trate quem precisa e não quem não precisa", salientou o profissional.

O prefeito de Veranópolis, Waldemar de Carli, também falou sobre a experiência do município em preconizar a administração dos remédios para pacientes com mais de 60 anos, com doenças crônicas e com sintomas como febre, dor de garganta e tosse. "Nesses pacientes, sendo uma decisão deles e dos médicos, é utilizada a cloroquina. Essa conduta tem apresentado um relativo sucesso aqui", declarou.

Gestores da Azonasul acompanharam exposição de médico sobre tratamento precoce - Fotos : Gustavo Vara

Disponibilização na Farmácia Municipal

Durante a reunião dos prefeitos da região, Paula afirmou que não pretende recomendar o tratamento precoce para as Unidades de Saúde do Município, mas que deve disponibilizar os medicamentos na Farmácia Municipal. 

"Acho que é uma questão da prática médica. Os médicos é que devem decidir quando adotar. A nossa atuação deve ser de possibilitar aos médicos, que acreditam no tratamento precoce, que possam adotar esse tratamento", concluiu a prefeita.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Notícias Relacionadas

Prefeitura alerta para a baixa procura por vacinação

Prefeitura alerta para a baixa procura por vacinação

Pelotas registra novos casos de dengue nesta semana

Pelotas registra novos casos de dengue nesta semana

Prefeitura vacina contra HPV no Ruas do Lazer

Prefeitura vacina contra HPV no Ruas do Lazer

Vigilância Sanitária participa de capacitação para fiscalização do comércio de bebidas

Vigilância Sanitária participa de capacitação para fiscalização do comércio de bebidas