ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Prefeita justifica isolamento controlado durante pandemia

Decreto não flexibiliza medidas de contenção e, sim, inclui protocolos mais rígidos de distanciamento e higiene, segundo Paula

22-04-2020 | 18:19:52

A prefeita Paula Mascarenhas voltou a conversar com a população e a imprensa, na tarde desta quarta-feira (22), pela internet, a respeito do novo decreto da Prefeitura que autoriza a retomada gradual e controlada do comércio a partir desta quinta (23), como anunciado na semana passada. Paula assinalou que o dispositivo legal não tem o intuito de flexibilizar as medidas de contenção adotadas até então, muito menos de desestimular as práticas de distanciamento e higiene incentivadas pelos órgãos e especialistas de saúde, mas sim, de regulamentar todas as atividades que envolvem a movimentação de pessoas na cidade – inclusive as dos serviços essenciais.

Meta é regulamentar atividades que envolvem movimentação de pessoas na cidade – Foto: Michel Corvello

O reinício das atividades comerciais em Pelotas acontece um mês e três dias após o decreto do seu fechamento, assinado em 20 de março, que manteve em funcionamento apenas os serviços essenciais. 

Um dos principais acréscimos trazidos pelo Decreto 6.267, registrou a prefeita, é a obrigatoriedade do uso de máscara para acessar e permanecer em qualquer estabelecimento ou prática de atividades por parte dos profissionais, clientes, consumidores, pacientes e frequentadores, visando evitar a contaminação e o contágio do coronavírus. 

“Estamos permitindo a retomada gradual das atividades comerciais, mas impondo inúmeras restrições e as estendendo para todos os segmentos, com regramentos específicos para cada um deles”, argumentou.

O decreto, que conta com 66 artigos e 28 páginas, detalha todos os procedimentos que devem ser adotados a partir de quinta-feira, considerando as características de cada prática comercial, como indústrias, farmácias, supermercados, salões de beleza, padarias, agências bancárias, lotéricas, feiras livres e ferragens.

Município pode endurecer restrições de novo

A prefeita frisou que, na próxima semana, o cenário em Pelotas voltará a ser analisado, considerando o comportamento da população e das empresas em relação ao cumprimento das regras, bem como, a possível evolução da doença na cidade. Portanto, ela não descarta a possibilidade de precisar endurecer as medidas. Até a tarde desta quarta, 18 casos da Covid-19 foram confirmados no Município – 11 estão recuperados, cinco permanecem em isolamento domiciliar e dois continuam internados em Porto Alegre). 

“Dependendo de como a cidade vai reagir a esta alteração nos próximos dias, podemos restringir mais ou menos as medidas. O resultado da segunda fase da pesquisa da Universidade Federal de Pelotas [a primeira identificou um caso positivo entre 500 testados] também vai ajudar nessa reavaliação”, ponderou Paula, que voltou a embasar sua decisão em conversas com especialistas da área da saúde e com representantes dos segmentos da sociedade. 

Cenário em Pelotas voltará a ser analisado, conforme o cumprimento das regras – Foto: Michel Corvello

Pelotas ainda não venceu o coronavírus

A prefeita salientou que vem buscando encontrar consensos mínimos para que a cidade possa avançar no enfrentamento da doença e deste “inimigo invisível”, segundo ela. “A Prefeitura faz esse 'distensionamento' na expectativa de que empregos possam ser preservados e de que menos pessoas sintam os reflexos indiretos da pandemia. Mas isso não pode implicar a mudança de hábitos e de precaução das pessoas. Pelotas ainda não venceu o coronavírus”, alertou. 

A consciência da população e sua colaboração continuam sendo peça essencial neste combate, lembrou Paula, assim como a fiscalização, que será intensificada a partir de amanhã. A gestora pediu sensibilidade dos empresários para que não abram as portas enquanto não possuírem os itens que respeitem integralmente o que preconiza o decreto para seu segmento comercial. Também solicitou calma à população para que procurem o centro comercial apenas se realmente necessário, evitando a formação de aglomerações nos locais. 

“Não vamos admitir desvios de conduta e desobediência ao decreto, justamente, para que nossa estratégia dê certo”, defendeu. 

Aulas seguem suspensas

Paula ressaltou que as aulas na rede municipal seguem suspensas e que o Município busca alternativas para ampliar o número de leitos de enfermaria e de UTI na cidade, portanto, a aquisição de respiradores – aparelhos indispensáveis para casos graves – continua sendo tratada como prioridade.

Além dos cinco adquiridos neste mês (um portátil para o Samu), que foram direcionados ao Centro de Atendimento a Síndromes Gripais, outros oito equipamentos estão sendo comprados, através de recursos destinados pela Câmara de Vereadores.

Ampliação do número de leitos

A expectativa é de que dentro de um mês e meio, sejam disponibilizados 90 leitos de UTI exclusivos para pacientes de Covid-19 em Pelotas, contando ainda com a chegada de 20 respiradores prometidos pelo Ministério da Saúde. 

“Nos ajudem para que o município não precise retroceder, para que possamos dar passos lentos, mas graduais e seguros a fim de vencer esta pandemia, respeitando o que diz a ciência. Temos uma semana para provar que Pelotas pode fazer isso”, finalizou a prefeita, pedindo a colaboração dos pelotenses.

Confira as fotos da reportagem no Flickr da Prefeitura.

Não caia em fake news.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

coletiva, coronavírus, decreto, comércio, isolamento controlado, vigência a partir de 23 de abril, protocolos, distanciamento, higiene, cuidados

Carregando 0%
Carregando 0%