ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Sanep

Prefeita entrega novo Ecoponto Gotuzzo

A unidade conta com estrutura qualificada e moderna para o descarte adequado de resíduos

Por Luana Medeiros 12-04-2024 | 18:31:23

 

Ter espaços adequados para o descarte correto de resíduos auxilia na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável do município. Pensando nisso, o Sanep inaugurou o novo Ecoponto Gotuzzo nesta sexta-feira (12). A prefeita Paula Mascarenhas esteve presente na entrega da nova unidade, que oferece uma estrutura qualificada e moderna aos moradores do Fragata para o descarte de diversos materiais, como entulhos de construção civil, móveis, pneus, podas e galhos, eletroeletrônicos e recicláveis.     

Sanep inaugura novo Ecoponto no Fragata. Fotos: Gustavo Vara.
“Estou muito feliz e emocionada com a entrega desse Ecoponto. Aqui tem mais do que saneamento, tem empatia, tem cuidado e respeito, tem trabalho coletivo e gestão pública de qualidade. Essa entrega mostra os dois pilares fundamentais do nosso governo, capricho e carinho com os cidadãos. Um local lindo e inovador para o descarte correto de resíduos, tornando a nossa cidade cada vez melhor para se viver”, afirmou Paula.

O Ecoponto Gotuzzo destaca-se das demais unidades gerenciadas pela autarquia por ser o primeiro a disponibilizar os Postos de Entrega Voluntária (PEVs), estrategicamente localizado na entrada do Ecoponto. O local recebe resíduos recicláveis, em pequena quantidade, todos os dias da semana, inclusive, fora do horário de funcionamento. Além disso, a estrutura também possui uma plataforma de descarga, projetada para facilitar o acesso dos veículos à unidade, simplificando e agilizando o processo de descarte dos resíduos de obras e podas em geral. 

Com investimento de R$ 400 mil, com recursos próprios do Sanep, o Ecoponto foi idealizado com foco na sustentabilidade, visando à construção limpa e eficiente, com redução significativa de processos e etapas. O espaço, com dois mil metros quadrados, foi construído em apenas três meses, utilizando contêineres reciclados para o escritório e recepção, banheiros, almoxarifado e outras instalações, contribuindo para a economia de recursos e materiais. Além disso, a nova unidade representa um modelo de referência para futuros Ecopontos da cidade, permitindo adaptações conforme as necessidades de cada local.

“O sol não apareceu, mas sem dúvida é um grande dia para a entrega do Ecoponto Gotuzzo. Esse espaço, diferentemente dos outros, foi pensado do zero, como um Ecoponto que a gente entende ser o ideal. Os PEVs vão funcionar 24 horas por dia, para que a população tenha condições de entregar os seus resíduos, ajudando a combater os descartes irregulares e também promovendo a reciclagem desses materiais”, destacou a diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina.

Para o morador Roberto Santos, que vive há mais de 45 anos no Fragata e acompanhou de perto a obra do novo Ecoponto, a inauguração representa a solução para o descarte responsável de resíduos e também uma oportunidade de contribuir ativamente para a preservação do meio ambiente. “Eu nunca tinha visto um Ecoponto igual a esse, é um projeto de primeiro mundo. Com certeza, é uma conquista para toda a comunidade. Até já separei as embalagens e garrafas plásticas para descartar no Ecoponto”, disse.

Como funciona

O Ecoponto Gotuzzo está situado na rua Machado de Assis, próximo ao reservatório da rua Epitácio Pessoa. Funciona de segunda-feira a sábado, das 8 às 12h e das 13 às 17h. O limite diário de descarte por pessoa é de um metro cúbico de materiais, equivalente, em volume, a uma caixa d’água de mil litros, por exemplo. A unidade é a quinta a ser entregue pela autarquia. Desde que assumiu a gestão dos Ecopontos em 2021, o Sanep requalificou e entregou à comunidade os Ecopontos JK, Balsa, Cerquinha e Laranjal.

O que pode ser descartado no Ecoponto

Materiais recicláveis, tais como plástico, vidro, papel, papelão, espelhos, metais e isopor; resíduos provenientes da construção civil, como tijolos, concreto, terra, madeira, forros e argamassa; equipamentos eletroeletrônicos de linha branca (geladeira, fogão, televisão, monitor e impressora), resíduos resultantes do manejo de vegetação e jardinagem, como podas e supressão, itens volumosos desmontados (móveis, sofás, armários, guarda-roupas, mesas e colchões), pneus e óleo de cozinha saturado.

Materiais que não devem ser descartados no Ecoponto

Materiais orgânicos; resíduos biológicos, como medicamentos, seringas, agulhas, curativos e animais mortos, resíduos químicos e industriais, incluindo embalagens e resíduos de agrotóxicos, lâmpadas, pilhas e baterias.

Tags

Ecoponto, preservação ambiental, Sanep, Prefeitura de Pelotas

Carregando 0%
Carregando 0%