Museu da Cidade, fiação subterrânea no entorno da Praça Cel Pedro Osório e  revitalização do antigo BB para a instalação de um centro cultural multiuso foram destaque na audiência

Prefeita define prioridades de Pelotas com secretário nacional da Cultura

Museu da Cidade, fiação subterrânea no entorno da Praça Cel Pedro Osório e revitalização do antigo BB para a instalação de um centro cultural multiuso foram destaque na audiência

Por Joice Lima 01-02-2019 | 19:28:30
Tags: pac cidades históricas , iphan , ceu dunas , obelisco , grande hotel , museu do doce , fundação palmares

A prefeita Paula Mascarenhas esteve reunida, na tarde desta sexta-feira (1º), em Brasília, com o secretário nacional de Cultura, Henrique Pires, e diretores do Ministério da Cidadania, para tratar de pautas importantes para Pelotas que envolvem o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Paula destacou como prioritárias a instalação do Museu da Cidade, o projeto de fiação subterrânea no entorno da Praça Coronel Pedro Osório (Centro Histórico de Pelotas), e a revitalização do prédio histórico em que funcionou o antigo Banco do Brasil (BB) e a Secretaria de Finanças do Município. A prefeita busca uma parceria com o Ministério para a instalação de um espaço cultural multiuso, que também abrigaria departamentos administrativos do Ministério, a Gerência Regional do Iphan e a Fundação Palmares.

Fotos: Divulgação.
Vamos retomar o projeto, que já existe, e adequá-lo a essas funções, enquanto o Ministério avalia essa possibilidade”, adiantou a prefeita.

Paula apresentou projeto executivo e planilhas orçamentárias de um projeto de revitalização do Obelisco, no Areal, e de construção de uma praça no entorno deste, que foi o primeiro monumento à República instalado em via pública no Brasil, e que é tombado pelo Iphan.

A chefe do executivo pelotense também pediu prorrogação de prazo para que o município ainda possa utilizar os recursos federais para a compra de alguns equipamentos para o Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Dunas, que está praticamente concluído — visto que algumas licitações deram desertas. 

O grupo também conversou sobre as obras que estão em andamento, em Pelotas, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas: Theatro Sete de Abril e Praça Coronel Pedro Osório; sobre o  

Grande Hotel — projeto da UFPel chegou para análise do Iphan; e sobre a cobertura da capela do hospital da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas — o Iphan se mostrou disposto a contribuir na reforma.

Participaram da audiência o diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Iphan, Andrey Schlee; o diretor do Departamento de Projetos Especiais do Iphan, Robson Antônio de Almeida; e diretor de Infraestrutura Cultural do Ministério da Cidadania, Paulo Nakamura.

Alt+1 (conteúdo) • Alt+2 (menu)
Alt+3 (busca) • Alt+4 (rodapé)