ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Prefeita assina contrato para execução do projeto do novo Hospital de Pronto Socorro

A previsão é de que os projetos arquitetônico e complementares estejam concluídos em seis meses

Por César Soares 25-02-2021 | 18:16:04

A prefeita Paula Mascarenhas assinou, na tarde desta quinta-feira (25), o contrato que vai garantir a execução dos projetos arquitetônico e complementares do novo Hospital de Pronto Socorro de Pelotas. A empresa MEP Arquitetura e Planejamento, vencedora da licitação, será a responsável. 

Assinatura do contrato de execução dos projetos - Fotos: Gustavo Vara

No ato, que ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura e foi transmitido ao vivo pelas redes sociais, Paula destacou a qualidade dos serviços no atual Pronto Socorro de Pelotas, a dedicação dos profissionais, além de agradecer a médica Rosana Van Der Laan, que deixará a direção da unidade nos próximos dias. Além disso, reforçou a importância de um novo HPS para a cidade.

 "Nosso Pronto Socorro ficou pequeno demais para as nossas necessidades, para os nossos desafios. Por isso, eu tenho que agradecer ao governador Eduardo Leite que, como foi prefeito de Pelotas, sabe tão bem das nossas dificuldades e desafios diários, e quis deixar esse importante legado para a sua cidade natal", disse a prefeita, satisfeita com o resultado do processo licitatório e a escolha de uma empresa com larga experiência em projetos hospitalares.  

De acordo com a sócia administradora da empresa, Ana Carolina Potier Mendes, é um projeto relativamente grande, com cerca de 8, 5 mil metros quadrados. "É complexo, envolve muitos profissionais e detalhes, desde instalações, equipamentos e condições técnicas específicas", comentou, prevendo o prazo de seis meses para a elaboração.

Para o deputado Estadual, Luiz Henrique Viana (PSDB), esse é mais um passo de uma das maiores conquistas de Pelotas dos últimos tempos. "É uma necessidade ligada diretamente à vida das pessoas. Sinto-me muito satisfeito em poder participar e trabalhar para que esta obra se realize", disse o parlamentar.

Também participaram da assinatura os secretários municipais de Saúde, Roberta Paganini, e de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho, cuja Secretaria será a responsável pela fiscalização de cada etapa dos projetos.

Convênio permitirá que Pelotas tenha um Hospital Tipo II

Em dezembro do ano passado, o Estado e o Município firmaram o convênio para licitar os projetos. Na oportunidade, o governador Eduardo Leite anunciou a previsão, no orçamento estadual de 2021, de R$ 19 milhões para dar início à obra do Hospital.

O projeto prevê um Hospital Especializado tipo II, caracterizado pelo Ministério da Saúde como um hospital geral, que dispõe de unidade de urgência e emergência, e de recursos tecnológicos e humanos adequados para o atendimento de casos de natureza clínica e cirúrgica, com capacidade para cobertura populacional a partir de 501 mil habitantes. A estrutura deverá contar com 100 leitos clínicos, cirúrgicos, pediátricos, UTI adulto e pediátrico, três salas cirúrgicas e leitos de recuperação. Os leitos cirúrgicos irão atender casos gerais de urgência e emergência (adultos e pediátricos), oftalmológicos, torácicos, traumatológicos, neurológicos e bucomaxilofaciais.

Tags

hospital, pronto socorro, saúde, convênio, projeto

Carregando 0%
Carregando 0%