ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Prefeita anuncia novos secretários interinos de Assistência Social e Segurança Pública

Luiz Eduardo Longaray e Aldo Bruno Chiattone deixam o comando das pastas para concorrer à eleição deste ano. Marcio Sedrez e Samuel Ongaratto, ambos do quadro do Município, assumem os cargos, respectivamente

03-04-2020 | 13:16:34

A prefeita Paula Mascarenhas anunciou, nesta sexta-feira (3), mudanças no primeiro escalão do governo com a indicação dos novos secretários municipais interinos de Assistência Social (SAS) e Segurança Pública (SSP). O advogado Luiz Eduardo Longaray e o analista de sistemas Aldo Bruno Ferreira Chiattone deixam o comando das pastas, as quais lideraram desde o início da gestão, em 2017, para concorrem à eleição para o Legislativo deste ano, em conformidade com o calendário definido pelo Tribunal Superior Eleitoral.

O diretor executivo da SAS, Marcio Silva Sedrez, e o assessor especial e coordenador executivo do Pacto Pelotas pela Paz, Samuel Ongaratto, assumem as secretarias a partir desta semana. 

Foto: Gustavo Vara

Paula explicou que a escolha dos nomes se deve à necessidade de manter o ritmo das políticas públicas nas duas áreas, principalmente, no cenário atual gerado pela pandemia do novo coronavírus, considerando a importância do trabalho voltado aos pelotenses em situação mais vulnerável e à segurança da população. Sedrez e Ongaratto atuam há quatro e dois anos, respectivamente, nestes setores do Município.  

“As duas secretarias estão na linha de frente do trabalho de enfrentamento à Covid-19: a Segurança, no trabalho de orientação à comunidade e fiscalização das medidas de contenção do vírus; e a Assistência cuidando de quem mais precisa, através de políticas inclusivas”, salientou a prefeita.

A chefe do Executivo agradeceu a atuação de Longaray e Chiattone durante o período em que comandaram as pastas e lhes desejou sucesso nos novos desafios profissionais.

Assistência Social

A descentralização do Cadastro Único, a valorização territorial dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), a qualificação das unidades e a criação de serviços inovadores como o Programa de Aquisição de Alimentos foram destacadas pela prefeita como alguns dos pontos positivos da SAS, enquanto foi liderada por Longaray. O advogado agradeceu a confiança pelo cargo ao longo dos três anos à frente da pasta. 

Marcio Sedrez é o secretário interino da SAS - Foto: Gustavo Vara

Diretor executivo da SAS há quatro anos, com histórico de atuação na Secretaria de Transporte e Trânsito e na assessoria parlamentar do deputado Nelson Harter, Marcio Sedrez, 44 anos, se disse grato pela oportunidade e garantiu que a Prefeitura poderá seguir contando com seu trabalho e dedicação no cargo público. 

“Aprendi muito neste período com a contribuição dos servidores e técnicos e com o então secretário Longaray. Meu objetivo é continuar aprimorando os processos, com olhar sempre focado ao usuário, especialmente, neste contexto de pandemia”, frisou Sedrez.

Segurança Pública

Paula reconheceu o trabalho de Chiattone no comando da pasta, criada no início da sua gestão, há mais de três anos. “Assumiu ‘do zero’ uma Secretaria e a fez uma das mais importantes do governo, incorporando o espírito do Pacto Pelotas pela Paz e criando uma relação extraordinária de integração com todas as instituições de segurança da cidade. A diminuição da criminalidade, apontada nos indicadores, mostra que o trabalho deu certo”, pontuou.

Ao agradecer à prefeita pela confiança depositada, Aldo Bruno assinalou o investimento da Prefeitura na área da segurança, não apenas tratando o tema como uma prioridade, mas também, qualificando a estrutura do setor, sobretudo da Guarda Municipal. “Foram novas viaturas, fardamentos e servidores, e mais reconhecimento da população e dos órgãos de segurança”, detalhou Chiattone.

Samuel Ongaratto é o secretário interino da SSP - Foto: Gustavo Vara

O administrador Samuel Ongaratto coordena, desde 2018, os projetos de policiamento e justiça e de prevenção social articulados pelo Pacto pela Paz. Foi escolhido, de acordo com a prefeita, para seguir dando prioridade à esta área no Município. Segundo o novo secretário, a SSP seguirá atuando para apoiar as ações da Saúde, de forma a contornar, o mais rápido possível, a situação ocasionada pelo novo coronavírus.

“Me sinto confiante para assumir esse desafio, sabendo da importância da relação desta pasta com as demais secretarias e a integração com as outras forças de segurança”, disse Ongaratto.

Tags

secretários, assistência social, segurança pública, interinos

Carregando 0%
Carregando 0%