ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

População respeita restrições de circulação em áreas públicas no fim de semana em Pelotas

Operação Integrada não registrou casos de aglomeração na orla da praia e na avenida Dom Joaquim, locais onde o trânsito e o estacionamento estão proibidos até a próxima terça-feira (21), feriado de Tiradentes

19-04-2020 | 18:00:14

Os moradores da orla da praia do Laranjal e da avenida Dom Joaquim acompanharam, quase de forma exclusiva, a ação da Prefeitura de Pelotas nestes dois locais durante todo o fim de semana. As áreas, consideradas como tradicionais pontos de encontro e circulação de veículos na cidade, ficaram desertas, graças ao Decreto Municipal 6.261, que proíbe a permanência de pessoas em espaços públicos, entre eles praças, costa da Lagoa, calçadão, vias e parques. A ação faz parte das estratégias do Executivo no controle à pandemia causada pelo novo coronavírus.

Nos dois primeiros dias da ação, não houve registro de descumprimento da determinação do executivo municipal nestes locais.De acordo com o secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al Alam, todas as pessoas que foram abordadas não reagiram e acabaram atendendo aos pedidos dos agentes. 

“ No Laranjal, principalmente pela manhã, registramos algumas pessoas caminhando, andando de bicicleta, mas nenhuma aglomeração. Assim como na Páscoa, percebemos que todos estão compreendendo a importância da mudança de comportamento”, constatou Al Alam.

A fiscalização envolveu 72 agentes que atuaram na vistoria das áreas com trânsito e estacionamento restritos pela determinação municipal, além do apoio das outras forças de segurança que compõem a Operação Integrada, como Guarda Municipal, Brigada Militar e Polícia Civil. Também há fiscalização fixa nos locais, como na orla, onde é possível encontrar viaturas em três pontos principais- chafariz, acesso a avenida Rio Grande do Sul e no trapiche. 

Orla quase vazia nos dois primeiros dias de interdição - Foto:Divulgação/ SMTT

Veja mais:

+Tráfego de veículos será fiscalizado na praia e Dom Joaquim

Outras áreas 

A ação da Prefeitura também se estendeu para outros locais onde existe a possibilidade de “migração” dos frequentadores das áreas interditadas, como as margens do Arroio Pelotas no Recanto de Portugal. “ No sábado os agentes de trânsito constataram uma quantidade elevada de pessoas neste local e precisaram solicitar que se retirassem. Não houve reação, tudo muito tranquilo”, destacou o secretário.

Já no domingo, a Guarda Municipal flagrou um campeonato de futebol na Vila Castilho. Segundo o chefe operacional da Guarda, Sandro Beloto, no local também estava sendo feita uma arrecadação de alimentos, mas como havia uma certa aglomeração, os presentes foram orientados a encerrar a ação.

A força-tarefa também esteve em outras áreas da cidade, como o Parque Una e a avenida Pinheiro Machado, próximo a indústria Lifemed, mas estes locais estavam praticamente vazios.

Guarda Municipal flagrou campeonato de futebol - Foto: Divulgação/ SMSP

Tags

trânsito, aglomeração, praia, interdição, operação, fiscalização

Carregando 0%
Carregando 0%