ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Pelotas tem mais três casos suspeitos de coronavírus

Dois casos suspeitos da doença já foram descartados pelo Município, que continua atento ao surgimento do Covid-19 na cidade

14-03-2020 | 13:27:51

Mais três casos suspeitos de Covid-19 (coronavírus) foram identificados em Pelotas, na manhã deste sábado (14). Dois homens, de 29 e 30 anos, e uma mulher, cuja idade ainda não foi informada, buscaram o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal depois de apresentarem sintomas similares ao da gripe, como febre, dor no corpo e na cabeça. As três pessoas chegaram de viagem nesta semana – um casal voltou do exterior, depois de período nos Estados Unidos, e o outro homem estava em cruzeiro no Rio de Janeiro, onde esteve em contato com pessoas de diferentes regiões do país.

Depois de passarem por exames médicos e terem as amostras coletadas para análise do Laboratório Central do Estado (Lacen/RS), os três receberam a orientação de permanecerem em isolamento domiciliar. O resultado dos testes deve ser divulgado a partir de segunda-feira (16). Desde janeiro, o Município já descartou dois casos suspeitos de coronavírus. A primeira dúvida foi rapidamente excluída pela Vigilância Epidemiológica que, em seguida, criou um fluxo de atendimento aos suspeitos de Covid-19.

Suspeita de coronavírus em Pelotas é descartada pelo Lacen

Nesta semana, um homem de 42 anos, morador na Itália, chegou a Pelotas e apresentou os sintomas característicos da doença. Depois da suspeição e da orientação de permanecer em isolamento domiciliar, teve a dúvida descartada após negativa no exame entregue pelo laboratório estadual. 

A gestão municipal, junto aos demais órgãos de saúde de Pelotas, já definiu as práticas e o fluxo de atendimento de casos suspeitos, por meio do chamado Plano de Contingência do Novo Coronavírus – Covid-19, baseado em estratégias indicadas pela Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde. Nesta semana, a Prefeitura organizou capacitações com a rede de Atenção Primária em Saúde (APS) para orientar os profissionais. 

Aulas mantidas na rede municipal

Neste momento, a Prefeitura mantém as aulas da rede municipal de ensino, seguindo orientações divulgadas pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), nesta quinta (12). De acordo com o órgão, não é recomentado, por enquanto, fechar escolas, uma vez que os pais poderão deixar as crianças com os avós, e os idosos são justamente o grupo de risco da infecção. A situação seguirá sendo monitorada e avaliada pelo Município durante a semana. 

Leia aqui aqui o comunicado completo da Sociedade Brasileira de Infectologia sobre o coronavírus

Quais os sintomas da doença e o que fazer quando existir a dúvida?

Os sintomas clínicos do novo coronavírus são semelhantes aos da gripe ou resfriado. Em situações mais graves, podem ser iguais à pneumonia, com infecção do trato respiratório inferior. Geralmente, o paciente apresenta febre, tosse e dificuldade para respirar. 

Caso você identifique um ou mais dos sintomas e tenha viajado, nos últimos 14 dias, para países com surto confirmado da doença, procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal. Evite ir ao Pronto Socorro de Pelotas (PSP), onde são atendidos apenas os casos de urgência e emergência.

Estado

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou, no fim da tarde desta sexta-feira (13), que mais dois casos de coronavírus foram diagnosticados no Estado. Ambos os infectados são de Porto Alegre. Com a atualização, o estado possui seis pessoas com a doença, outras 80 em investigação e 203 já descartadas.

Tags

suspeita, coronavírus, upa

Carregando 0%
Carregando 0%