ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Serviços Urbanos e infraestrutura

Pelotas ganha mais cinco praças

Comunidades do Areal, Arco-Íris, Fragata, Colônia Z-3 e Navegantes receberam espaços de convivência

12-02-2019 | 16:53:49

A Prefeitura tem investido na instalação de praças na cidade, transformando locais pouco utilizados em centros de convivência para os moradores. Só em 2019, cinco comunidades ganharam novos espaços públicos, com brinquedos, bancos e lixeiras, além de quadras de vôlei e futebol. 

É o caso do residencial Querência, no Areal, onde o terreno da Prefeitura foi adaptado e agora pode ser usufruído pela vizinhança. "Fazia tempo que pedíamos um espaço de convivência. Ficou muito bom e valoriza o nosso bairro", disse a aposentada Leda Cougo, 64 anos, moradora há dez anos da localidade. 

Moradores do Residencial Querência já contam com praça - Foto: Igor Sobral

No Navegantes, residentes da rua Doutor Mário Meneghetti viram nascer uma nova praça, mesma situação vivida pela população da Colônia Z-3, onde área da localidade ganhou brinquedos e mobiliário novos. Espaços no Arco-Íris e Fragata também serão transformados em praças.

“A praça é um espaço de alegria, um organismo vivo”, afirma o diretor do setor de Praças da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), Sérgio Bizarro.  

Integração

Um dos objetivos da Prefeitura – algo que fica muito claro no Pacto Pelotas pela Paz – é promover ações de inclusão dentro das comunidades, permitindo que os vizinhos se conheçam e tenham espaços saudáveis de interação. “A prefeita nos pede isso, que pensemos em formas de integrar as pessoas, um desafio aceito por toda a equipe do setor”, garante Bizarro. 

Foto: Igor Sobral

A fala de Bizarro é reforçada pela de Emersom Silva, 41 anos. Há quatro anos ele atua como serralheiro no setor, demonstrando orgulho pelo trabalho que realiza. “É bom ir nos lugares e ver os brinquedos que fazemos com tanta dedicação, serem usados e aproveitados pela criançada. Isso nos deixa felizes”.  

Conforme o servidor, tristeza só na hora de reformar os equipamentos: “as vezes a praça é instalada num dia e no outro já estragou alguma coisa. Isso chateia bastante”. Só nos últimos dois anos, o departamento reformou 103 equipamentos, sendo que o município possui 96 praças no total. 

“É comum termos que arrumar mais de uma vez. A população ainda não se conscientizou da importância de cuidar das praças; elas são de todos”, enfatizou Sérgio Bizarro.  

União e sustentabilidade

No mesmo período, sete praças novas foram construídas, número que deve ser superado com facilidade em 2019. “Vamos continuar mantendo as existentes, mas queremos fazer novas, proporcionar mais espaços para população, tudo com muita qualidade e sustentabilidade”, explicou o diretor. A maioria dos materiais utilizados na confecção dos brinquedos e mobiliários vem dos Ecopontos da cidade.  

Fotos: Igor Sobral

Tintas, madeiras e ferros são transformados pelos funcionários da oficina, virando balanços, gangorras, escorregadores e bancos. “O que é lixo para uns, vira alegria para outros. Além disso, vários setores da Ssui ajudam a fazer as praças, seja no roçado ou limpeza das áreas. É uma construção coletiva”, finalizou Bizarro

Tags

praças, ssui, infraestrutura

Carregando 0%
Carregando 0%