ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Cultura

Pelotas é selecionada em edital do Ministério da Cultura

Prêmio é a consultoria técnica para formatar a candidatura da cidade à Rede Cidades Criativas da Unesco

12-11-2018 | 11:16:48

      No ano em que o Conservatório de Música de Pelotas completa 100 anos e o Festival de Música do Sesc chega a sua 9ª edição, a cidade tem muito a comemorar, pois está entre as 15 selecionadas pelo Ministério da Cultura (MinC) para receber consultoria técnica, a fim de construir a candidatura do município à Rede Cidades Criativas da Unesco, cuja seleção de projetos ocorre em 2019.

      Para o secretário de Cultura (Secult), Giorgio Ronna, a riqueza do cenário musical e a diversidade de sons e ritmos, somados ao fato de Pelotas ser a terra do Tambor de Sopapo - instrumento criado pelos negros nas charqueadas, feito originalmente com casca de árvore e couro de cavalo -, foram alguns dos fatores que fizeram a diferença na escolha da localidade para a categoria música, além dos municípios de Diamantina (MG), Campinas (SP), Rio das Ostras (RJ), Aracajú (SE) e Taubaté (SP). 

"A contribuição de cada etnia que formou nossa cidade, mas, principalmente, a colaboração dos negros, fizeram sua parte para a escolha de Pelotas. Nossa Virada Cultural, as rodas de Chorinho e o Samba no Mercado são alguns exemplos apenas", destacou Ronna.

      Nos destaques do eixo cinema, foram contempladas pelo edital Cataguases (MG), Niterói (RJ) e Novo Hamburgo (RS); em gastronomia, Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP) são as selecionadas; na área de artesanato e artes folclóricas, Itaboraí (RJ), Imbituba (SC) e Santana de Parnaíba (SP) compõem a lista; e Duque de Caxias (RJ) foi o destaque em artes midiáticas.

Rede Cidades Criativas

      A rede é formada por 180 cidades de 72 países do mundo, com o objetivo de promover a cooperação internacional entre localidades que investem na cultura e na criatividade como fatores de estímulo ao desenvolvimento sustentável. Oito cidades brasileiras já são consideradas Cidades Criativas pela UNESCO: Belém (PA), Florianópolis (SC) e Paraty (RJ), no campo da gastronomia; Brasília (DF) e Curitiba (PR) em design; João Pessoa (PB), artesanato e artes folclóricas; Salvador (BA), música; e Santos (SP), cinema.

Tags

ministério cultura, cidades criativas, seleção, unesco

Carregando 0%
Carregando 0%