Prêmio é a consultoria técnica  para formatar a candidatura da cidade à Rede Cidades Criativas da Unesco

Pelotas é selecionada em edital do Ministério da Cultura

Prêmio é a consultoria técnica para formatar a candidatura da cidade à Rede Cidades Criativas da Unesco
Por Autor desconhecido 12-11-2018 | 11:16:48
Tags: ministério cultura , cidades criativas , seleção , unesco

      No ano em que o Conservatório de Música de Pelotas completa 100 anos e o Festival de Música do Sesc chega a sua 9ª edição, a cidade tem muito a comemorar, pois está entre as 15 selecionadas pelo Ministério da Cultura (MinC) para receber consultoria técnica, a fim de construir a candidatura do município à Rede Cidades Criativas da Unesco, cuja seleção de projetos ocorre em 2019.

      Para o secretário de Cultura (Secult), Giorgio Ronna, a riqueza do cenário musical e a diversidade de sons e ritmos, somados ao fato de Pelotas ser a terra do Tambor de Sopapo - instrumento criado pelos negros nas charqueadas, feito originalmente com casca de árvore e couro de cavalo -, foram alguns dos fatores que fizeram a diferença na escolha da localidade para a categoria música, além dos municípios de Diamantina (MG), Campinas (SP), Rio das Ostras (RJ), Aracajú (SE) e Taubaté (SP). 

"A contribuição de cada etnia que formou nossa cidade, mas, principalmente, a colaboração dos negros, fizeram sua parte para a escolha de Pelotas. Nossa Virada Cultural, as rodas de Chorinho e o Samba no Mercado são alguns exemplos apenas", destacou Ronna.

      Nos destaques do eixo cinema, foram contempladas pelo edital Cataguases (MG), Niterói (RJ) e Novo Hamburgo (RS); em gastronomia, Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP) são as selecionadas; na área de artesanato e artes folclóricas, Itaboraí (RJ), Imbituba (SC) e Santana de Parnaíba (SP) compõem a lista; e Duque de Caxias (RJ) foi o destaque em artes midiáticas.

Rede Cidades Criativas

      A rede é formada por 180 cidades de 72 países do mundo, com o objetivo de promover a cooperação internacional entre localidades que investem na cultura e na criatividade como fatores de estímulo ao desenvolvimento sustentável. Oito cidades brasileiras já são consideradas Cidades Criativas pela UNESCO: Belém (PA), Florianópolis (SC) e Paraty (RJ), no campo da gastronomia; Brasília (DF) e Curitiba (PR) em design; João Pessoa (PB), artesanato e artes folclóricas; Salvador (BA), música; e Santos (SP), cinema.

Notícias Relacionadas

Doce Verão 2026 tem atrações gratuitas na Praia do Laranjal

Doce Verão 2026 tem atrações gratuitas na Praia do Laranjal

Virada do ano no Laranjal terá shows e muita música

Virada do ano no Laranjal terá shows e muita música

Largo do Mercado recebe Sexta Black e Mercado das Pulgas neste fim de semana

Largo do Mercado recebe Sexta Black e Mercado das Pulgas neste fim de semana

Secult prioriza Sete de Abril, Carnaval, editais Pnab e festas religiosas

Secult prioriza Sete de Abril, Carnaval, editais Pnab e festas religiosas