Atividades pelo aniversário da cidade se iniciaram nesta segunda-feira (1º)

Pelotas comemora seus 207 anos nesta semana

Atividades pelo aniversário da cidade se iniciaram nesta segunda-feira (1º)
Por Autor desconhecido 02-07-2019 | 11:59:24
Tags: semana de pelotas , fenadoce , aniversário

A prefeita Paula Mascarenhas deu início, no final da tarde de segunda-feira (1º), aos festejos dos 207 anos do município. O aniversário de Pelotas é comemorado no dia 7 de julho, domingo, e até lá uma programação diversificada reúne eventos e apresentações artísticas e culturais.

A abertura oficial da Semana de Pelotas ocorreu no Largo Edmar Fetter, junto ao Mercado Central. O evento contou com a participação da Banda de Música da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada (8ª BIMtz) e de Pedro Henrique Machado, pelotense de 11 anos e 2º Piá do Rio Grande do Sul, que declamou uma poesia em homenagem à Princesa do Sul. 

Fotos: Michel Corvello

A prefeita falou sobre o dever dos cidadãos de homenagearem sua terra natal, que, ao longo de dois séculos, teve seus altos e baixos; momentos difíceis, mas cheios de vitórias e conquistas que forjaram a figura de quem vive aqui.

“Temos que honrar as gerações que nos precederam e inspirar as que vão nos suceder. Cada um pode dar o melhor de si na construção coletiva da cidade. Cada cidadão tem o seu papel”, observou Paula.

Os secretários de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF), Ubirajara Leal, e Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Gilmar Bazanella, participaram da abertura da Semana de Pelotas, assim como a assessora de Relações Institucionais da Prefeitura, Clotilde Victória. O general de Brigada, Ernesto de Lima Gil, e os vereadores José Benemann (PSDB) e Enéias Clarindo (PSDB) também prestigiaram a cerimônia.

Balanço do turismo na Fenadoce

Dentro da programação, a Sdeti em parceria com o Sebrae apresentou um balanço das atividades realizadas durante a 27ª Feira Nacional do Doce (Fenadoce), além do seu reflexo em números para o turismo no município e região. Entre as atividades com maior público estiveram o 8º Torneio de Xadrez, com 304 competidores, o Seminário de Turismo e Cultura, com 164 participantes, o 2º Fórum de Desburocratização, com 150 pessoas, e a Rodada de Negócios, com 112 envolvidos.

No estande da Prefeitura, o destaque foi para o patrimônio material e natural de Pelotas, aliado à interatividade. A aposta no reconhecimento do Iphan ao Conjunto Histórico Arquitetônico e à tradição doceira atraiu 914 excursões e mais de 29 mil turistas, conforme a Sdeti. Um aumento de 71%, pois em 2018 a Secretaria havia recebido 534 excursões.

Fotos: Michel Corvello

Os números vem crescendo nos últimos três anos, com aumento de interesse também entre os vizinhos uruguaios. No período de feira, o Centro de Atenção ao Turista (CAT) recepcionou 3.258 interessados em conhecer mais Pelotas, e a rede hoteleira registrou 65% de crescimento na ocupação durante os dias de semana e 90% aos finais de semana.

No feriadão de Corpus Christi, e últimos dias de Fenadoce, alguns prédios do Centro Histórico estiveram abertos à visitação. O Museu do Doce recebeu mais de 4 mil pessoas; o Casarão 2, sede da Secretaria de Cultura, 2.020; a Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula, 750; e a Bibliotheca Pública Pelotense, 550.

A prefeita enfatizou que ainda há potencial para ser explorado nas áreas de turismo e cultura, impactando positivamente o desenvolvimento. Ela espera que as próximas décadas levem adiante os talentos, as riquezas e a diversidade dos pelotenses.

Notícias Relacionadas

Prefeito empossa nova secretária de Assistência Social

Prefeito empossa nova secretária de Assistência Social

Pelotas terá núcleo de práticas esportivas para jovens com autismo

Pelotas terá núcleo de práticas esportivas para jovens com autismo

Marroni decreta situação de emergência em Pelotas

Marroni decreta situação de emergência em Pelotas

Comissão de Regularização Fundiária Urbana é empossada

Comissão de Regularização Fundiária Urbana é empossada