ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Pelotas amplia número de UTIs Covid

Novas vagas de leitos Covid serão disponibilizadas Hospital São Francisco de Paula. Município passa a ter 40 leitos de UTI

08-01-2021 | 17:36:19

Uma boa notícia foi anunciada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta sexta-feira (8): Pelotas ampliou o número de leitos de UTIs destinados a pacientes infectados pelo coronavírus. As novas vagas de tratamento intensivo serão disponibilizadas no Hospital Universitário São Francisco de Paula a partir do dia 18 de janeiro. O aumento de leitos Covid é resultado de repasse de recursos do Município e cedência de equipamentos eletromédicos por parte do Estado.

Para a ativação dos novos dez leitos de UTI Covid, o governo gaúcho cedeu dez respiradores e dez monitores ao HU - ação que faz parte da proposta de ampliar a rede de Unidades de Tratamento Intensivo em todo o Estado, devido ao aumento de casos e internações por Covid-19 nos últimos meses. A Prefeitura irá repassar um incentivo de R$ 200 mil ao hospital durante três meses. A prefeita Paula Mascarenhas destacou a importância da ampliação das vagas em UTI Covid para a população de Pelotas.

"Os novos leitos de UTI Covid, no HU, ampliam as condições de atendimento da nossa rede neste momento difícil e mostram o compromisso dos hospitais públicos no combate à pandemia, já que, agora, todos eles atuarão diretamente no atendimento de pacientes Covid", afirmou a chefe do Executivo.

Conforme a secretária de Saúde, Roberta Paganini, com a ampliação dos leitos no HU, Pelotas volta a ter o quantitativo de leitos Covid oferecidos no início da pandemia, perfazendo o total de 40 vagas destinadas a casos mais graves. A gestora lembra que essa estrutura só foi reduzida devido ao fim dos contratos dos médicos e à dificuldade em compor novas equipes por falta de profissionais no mercado. O aumento na oferta representa, segundo ela, a possibilidade de evitar possíveis transferências de pacientes para outros municípios.

"É muito importante essa ampliação, porque voltamos a ter uma expectativa de que a rede hospitalar de Pelotas consiga absorver os pacientes do Município e da região, sem precisar transferências. Tudo isso vai depender de como a pandemia irá progredir, que, principalmente. É um reflexo do quanto as pessoas seguem mantendo o isolamento social e adotando as medidas de prevenção, que são importantíssimas para que essa rede ampliada dê conta da demanda que possa vir a ter".

Hospital São Francisco

Além de receber os equipamentos eletromédicos do governo do Estado, o hospital iniciou, nesta semana, a adaptação de uma ala para instalar os novos leitos. Parte da equipe responsável pelo atendimento dos pacientes será composta por profissionais que já atuam na instituição; a outra parte ainda está em contratação.

Leitos

Mesmo com o fim do zoneamento, ou seja, do atendimento de pacientes em áreas específicas para casos Covid, Pelotas terá, a partir da terceira semana de janeiro, com a ampliação de UTIs no HU, o total de 131 leitos destinados, exclusivamente, a casos suspeitos e confirmados para coronavírus. Os leitos estarão distribuídos da seguinte forma:

UTIs e suporte ventilatório (semelhantes a leitos de UTI, mas dependem da estrutura hospitalar para realização de procedimentos mais complexos e exames) 

  • 10 leitos - HE-UFPel
  • 10 leitos - Beneficência
  • 10 leitos - Santa Casa
  • 10 leitos - Hospital Universitário São Francisco de Paula
  • 5 leitos pediátricos de suporte ventilatório - Centro Covid
  • 10 leitos adultos de suporte ventilatório - Centro Covid
  • Total: 40 leitos de UTI e 15 suportes ventilatórios

Enfermaria

  • 10 leitos - HE
  • 31 leitos -Beneficência
  • 8 leitos - Santa Casa
  • 10 leitos pediátricos - Centro Covid
  • 17 adultos - Centro Covid
  • Total: 76 leitos de Enfermaria

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

saúde, hospitais, UTI, leitos, suporte ventilatório, enfermaria

Carregando 0%
Carregando 0%