ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Pelotas alcança 27,3 exames por mil habitantes para coronavírus

Foram realizadas 9.397 análises laboratoriais desde março no Município

15-07-2020 | 17:35:30

Em uma semana, Pelotas registrou 983 novos exames para o coronavírus - um aumento de 11,68%. Do total de 9.397 análises realizadas desde março, 6.897 correspondem aos registros efetuados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e 2.500 são resultado da pesquisa EPICovid-19, executada pela Universidade Federal de Pelotas, com recursos do Governo do Estado. A partir do total de exames feitos até agora, o Município alcançou 27,3 testes para cada mil habitantes.

De acordo com o levantamento da Epidemiologia local, entre os dias 8 e 15 de julho foram feitos 417 exames particulares - testes rápidos, PCR e Elisa -, por laboratórios privados, credenciados ao Ministério da Saúde, perfazendo 3.722 análises. No mesmo período, foram aplicados 398 novos testes rápidos em hospitais, Centro Covid, UPA, UBSs e pela Vigilância Epidemiológica - um aumento de 24,1% , comparando com a semana anterior. Com esse acréscimo, o Município alcança 2.049 testes que determinam se o paciente tem anticorpos - se já teve contato com o vírus ou não.

O Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) emitiu 168 novos laudos na última semana, através do exame PCR - em que o paciente precisa ser testado entre o terceiro e o sétimo dia do início dos sintomas de síndrome gripal. Até agora, o Lacen totalizou 1.126 análises.

Veja mais:

+Mais de 1,5 mil exames para Covid-19 foram feitos na última semana

Quando e onde fazer exame para a Covid-19

Segundo a Vigilância Epidemiológica, todas as pessoas com sintomas gripais podem ser testadas na rede pública. Mas, precisam passar por avaliação médica, segundo a secretária de Saúde, Roberta Paganini. 

"Pacientes com sintomas leves, preferencialmente, devem ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), sempre no período da manhã. Também podem ligar para a Central de Teleconsulta, para um primeiro atendimento e orientação de como proceder", explica Paganini.

Às pessoas que estiverem, de três a sete dias, com sintomas de síndrome gripal - como tosse, febre, coriza, dor de cabeça ou no corpo - será solicitada a coleta domiciliar do exame para a Vigilância Epidemiológica, pelo serviço de saúde (UBSs, Teleconsulta - pelo telefone 0800 6485 319 -, ou UPA Areal).

A secretária de Saúde também destaca que poderão realizar teste rápido pessoas que tiveram contato com pacientes que tenham teste do tipo PCR confirmado para o coronavírus ou que apresentem sintomas gripais há mais de dez dias.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

saúde, coronavírus, testes, exames, teste rápido, PCR, sintomas

Carregando 0%
Carregando 0%